Classes de ativos: renda fixa, títulos de agências governamentais e títulos de organismos supranacionais    

Conheça as classes de ativos: renda fixa, títulos de agências governamentais e títulos de organismos supranacionais. Saiba mais!

Os investimentos das reservas internacionais são realizados, basicamente, em instrumentos de renda fixa, notadamente em títulos governamentais soberanos, governos locais, títulos de agências governamentais de diferentes países, títulos de organismos supranacionais e depósitos bancários a prazo fixo, de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB).

Classes de ativos: renda fixa, títulos de agências governamentais e títulos de organismos supranacionais    

Agências são entidades patrocinadas por um governo nacional, criadas com o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento de certos setores da economia, levantando recursos, principalmente, pela emissão de papéis no mercado internacional, define o Banco Central do Brasil (BCB).

Supranacionais são organismos multilaterais

Os governos centrais emitem títulos soberanos para financiar seus balanços fiscais. Supranacionais são organismos multilaterais, como o BIS, que emitem títulos e, em alguns casos, agem como intermediários financeiros. 

Os governos locais são entes subnacionais 

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), os governos locais são entes subnacionais geralmente com poderes mais limitados do que os do governo do país a que pertencem. 

Exchange-Traded Funds (ETFs)

Em 2018, o Banco Central do Brasil (BCB) iniciou o uso de Exchange-Traded Funds (ETFs), fundos cujas cotas são negociadas em bolsas de valores, para obter exposição em mercados de renda fixa e em renda variável. Também em 2018 se iniciaram os investimentos em títulos de dívida de governos locais.

Índices de Ações e Corporates Investment Grade

De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), as exposições pelo instrumento ETF são segmentadas nas classes de ativo Índices de Ações e Corporates Investment Grade. 

Índices de renda variável norte-americana na carteira estratégica

Desde 2016, o Banco Central do Brasil (BCB) possui exposição a índices de renda variável norte-americana na carteira estratégica, e, a partir de 2021, exposições a índices de Corporates Investment Grade também foram incorporadas. 

Mortgage-backed securities (MBS)

No mercado de Mortgage-backed securities (MBS) norte-americano, os investimentos em ETFs foram liquidados, pois, em 2021, as exposições em MBS passaram a ser realizadas exclusivamente por meio do instrumento financeiro denominado To-be-announced (TBAs).

A alocação por classe de ativos

Em dezembro de 2021, pelo conceito caixa, a alocação por classe de ativos se dava da seguinte forma: 89,26% em títulos governamentais; 3,61% em depósitos em bancos centrais e em organismos supranacionais; 1,64% em títulos de agências; 1,13% em ETFs de índices de ações; 0,63% em títulos de organismos supranacionais; 0,47% em depósitos em bancos comerciais; 0,44% em ETFs de Corporates Investment Grade; 2,25% em ouro; e 0,58% em outras classes de ativos, como títulos de governos locais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.