Em quais circunstâncias que o trabalho remoto é ruim?

Você já parou para pensar em quais circunstâncias que o trabalho remoto é ruim? Afinal, vemos muitas pessoas elogiando essa modalidade de trabalho – assim como vemos muitas demonizando.

Porém, o melhor a se fazer é analisar os prós e contras, antes de “tomar partido”. Apenas assim é que você poderá tomar a decisão de trabalhar de casa – ou não.

Para lhe ajudar nessa empreitada, fizemos este guia com uma série de apontamentos importantes sobre o tema. Acompanhe e reflita conosco!

Em quais circunstâncias que o trabalho remoto é ruim?

O trabalho remoto tem muitos benefícios. Ele permite que você tenha um horário de trabalho mais flexível; impede que o trânsito seja um problema na sua vida; garante mais conforto no dia a dia (quando se há infraestrutura); aproxima você da sua família; e assim por diante.

Ao mesmo tempo, em algumas circunstâncias que o trabalho remoto é ruim. Saber quais são essas circunstâncias pode lhe ajudar a contorná-las ou a abrir mão dessa modalidade de trabalho.

Confira abaixo quais são esses fatores negativos e coloque tudo na balança:

1. Na ausência de uma boa infraestrutura

Uma das circunstâncias que o trabalho remoto é ruim é quando há uma ausência de infraestrutura adequada. É o caso daquelas pessoas que não têm um bom computador, não possuem um espaço feito só para o trabalho e, ainda, têm que lidar com as interrupções da família.

Nessas circunstâncias, o trabalho pode acabar sendo pouco produtivo. Afinal, são tantos fatores que impactam na concentração, no foco e até mesmo no conforto que torna-se inviável manter a produtividade.

Por isso, se você pensa em aderir ao trabalho remoto, lembre-se de que será necessário montar um espaço para ele.

2. Quando não há organização de tarefas diárias

Uma pessoa que tem dificuldade para organizar as suas tarefas diárias pode ter uma experiência bastante ruim com o trabalho remoto. Isso decorre do fato de que ela não sabe o que é prioridade, e o que não é.

Assim, pode acabar atuando de uma maneira aleatória, sem construir um método e uma rotina de trabalho que venha a ser eficiente. Aqui, vemos mais uma das circunstâncias que o trabalho remoto é ruim.

3. Quando a falta de interação e comunicação prejudica o rendimento

A falta de comunicação e interação pode ser um dos motivos pelos quais o trabalho remoto é ruim para algumas pessoas. A distância pode prejudicar esse tipo de contato com os colegas, já que eles só serão procurados quando houver alguma reunião “importante”.

Portanto, se você é o tipo de pessoa que adora ter os seus colegas por perto e que quer sempre construir uma comunicação diária e constante, talvez o trabalho remoto não seja tão bom.

4. Quando os gastos domésticos podem ser altos

Os gastos domésticos também entram na lista de circunstâncias que o trabalho remoto é ruim. Afinal, a conta de energia poderá ser maior, uma vez que a pessoa passará com o computador, ventilador/ar condicionado ligado o dia inteiro.

Até os gastos com água e cafezinho entram na conta. Claro que com um planejamento isso pode ser contornado, mas cabe a você decidir se quer contornar isso ou não. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.