GOV.BR: a declaração do IR pré-preenchida foi utilizada por muitos contribuintes em 2022

A declaração do IR pré-preenchida foi utilizada por muitos contribuintes em 2022, por meio da plataforma GOV.BR. Saiba mais detalhes!

A plataforma GOV.BR garante facilidade no preenchimento de mais de 2,6 milhões de declarações do IRPF 2022, informa o Ministério da Economia.

GOV.BR: a declaração do IR pré-preenchida foi utilizada por muitos contribuintes em 2022

De acordo com a divulgação oficial do Ministério da Economia, cerca de 10 vezes mais contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, que traz mais comodidade, agilidade e segurança ao processo.

Crescimento exponencial do modelo online na declaração do IR

O uso do modelo pré-preenchido da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2022 teve um crescimento de quase mil por cento em relação ao ano passado. 

Dados oficiais 

Conforme os dados oficiais, foram mais de 2,69 milhões de pessoas que utilizaram o GOV.BR, com os níveis de segurança ouro e prata, para terem acesso à facilidade. Em 2021, haviam sido preenchidas pouco mais de 286 mil declarações com a funcionalidade. O GOV.BR é a plataforma de relacionamento do Estado com o cidadão, que, a partir deste ano, esteve disponível em todos os canais de entrega do IRPF pelos contribuintes.  

Além das expectativas iniciais 

De acordo com a Receita Federal, foram mais de 36,3 milhões de declarações enviadas neste ano, superando as expectativas iniciais, de 34 milhões, quantidade encaminhada no ano passado. Conforme informações do Ministério da Economia, o prazo de entrega da declaração em 2022 começou no dia 7 de abril e terminou às 23h59 da terça-feira, dia  31 de maio.

Números expressivos  

Dados da Receita Federal do Brasil mostram que o uso do aplicativo Meu Imposto de Renda vem aumentando a cada ano, destaca o Ministério da Economia. Neste ano, mais de 1,7 milhão de contribuintes fizeram uso do app, o que representou um crescimento de quase 125% na comparação com 2021, quando foram registrados 1,3 milhão. O número equivale a 5% do total de declarações.  

Programa Gerador de Declaração (PGD)

Conforme a divulgação oficial, o meio mais utilizado pelos contribuintes para o envio da declaração continua sendo o Programa Gerador de Declaração (PGD), por meio do computador. Das mais de 36,3 milhões de declarações, 33,7 milhões foram pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), representando 92% do total de envios e um crescimento de quase 4% com relação ao ano passado. 

Envios feitos através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte e-CAC

O crescimento mais significativo foi o número de envios pela web por meio do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Houve um aumento de quase 280% comparado a 2021, passando de 305 mil declarações para 854 mil, de acordo com recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.