Chefe autoritário: O que fazer para lidar com ele?

Um chefe autoritário pode tornar o dia a dia no trabalho muito cansativo e pesado. As pessoas tendem a diminuir a proatividade e agem como se fossem verdadeiros robôs.

Porém, esses comportamentos, em conjunto, vão minando todo o desempenho no trabalho e os resultados de uma corporação. Por isso, pensar em formas de lidar com o chefe é, antes de qualquer coisa, proteger o trabalho de todo mundo.

Sendo assim, neste texto nós listamos 7 passos para lidar com o chefe autoritário e, quem sabe, minimizar ou até extinguir o desconforto causado por isso.

Como lidar com um chefe autoritário?

Um chefe autoritário é aquele que quer ter sempre a razão. A necessidade de controle é imensa, e ele sempre acredita que as ideias alheias são ruins. Assim, dificilmente escuta o que os colegas ou liderados têm a dizer – mas é seu papel não ficar calado.

Veja como lidar com ele:

1. Foque em manter a razão – cuidado com o excesso de emoção

A gente sabe que quando um chefe autoritário fala algo negativo para você, a vontade de xingar pode ser imensa. Só que essa vontade está atrelada apenas às emoções, e não à razão.

Portanto, nada de perder a compostura no trabalho, hein? Respire fundo, conte até dez e tente manter a calma. Tente sempre pautar os seus pensamentos no racional, e não no emocional, por mais difícil que isso possa ser.

E caso fique muito complicado focar na razão, afaste-se do gatilho emocional. Dê um tempo para restabelecer o equilíbrio, antes que você perca a cabeça.

2. Ouça ativamente o seu chefe – isso o deixará mais tranquilo

A escuta ativa tem um papel importante nessa relação com um chefe autoritário. Por meio dela você poderá entender melhor o seu chefe e até mesmo compreender algumas de suas atitudes.

Além disso, quando uma pessoa sente que está sendo ouvida de verdade, ela tende a se sentir mais tranquila e menos na defensiva. Assim, você começa a estreitar um pouco mais o laço com o seu chefe, tornando a relação mais leve.

3. Não leve para o lado pessoal

Cuidado para não levar as atitudes do chefe autoritário para o lado pessoal. Lembre-se de que se trata de um traço dele, e não algo em você. Assim você não sobrecarrega o seu emocional.

4. Apresente as suas ideias com bons argumentos e clareza

Sempre que quiser dar alguma ideia contrária à do chefe, foque em bons argumentos, objetividade e clareza. Ajude-o a entender os benefícios da sua proposta antes de simplesmente negar a ideia dele.

5. Pergunte o que o seu chefe acha da sua ideia

Sempre que você iniciar algum projeto ou tarefa nova, que tal pedir o que o seu chefe acha da sua ideia? Assim ele se sentirá mais incluso no dia a dia de trabalho e a tendência é que aceite mais as suas formas de atuar.

6. Mostre firmeza e autoconfiança

Não abaixe a cabeça diante de um chefe autoritário. Você não precisa ser agressivo, mas deve sempre demonstrar uma atitude firme e autoconfiante. Caso contrário, o seu chefe poderá achar que “pode pisar” em você.

7. Não negue tudo o que o seu chefe dizer – sim, ele pode estar certo às vezes

Pense um pouco sobre as coisas que o seu chefe fala. Às vezes ele pode ter razão sim – e você esteja sendo tão cabeça dura quanto ele. Portanto, abra a mente e tente encontrar formas de lidar com o seu chefe autoritário sem querer estar sempre com a razão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.