Cartão do Bolsa Família poderá ser usado para saques após abertura da poupança digital

A partir de dezembro, o governo irá fazer o pagamento do Bolsa Família em conta poupança social digital da Caixa. Ou seja, os beneficiários do programa poderão movimentar o valor pelo aplicativo Caixa Tem e fazer saque do dinheiro. De acordo com o banco, até mesmo quem não tem o aplicativo baixado poderá fazer a retirada normalmente, fazendo uso do cartão do benefício e senha.

Essas contas serão abertas automaticamente, de forma escalonada. Por isso, não será necessário apresentar documentos para abertura da conta e nem comparecer a uma agência bancária.

Inicialmente, quem tem o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 9 e em 0 receberá o pagamento em conta poupança social digital. Com isso, 1,5 milhão de beneficiários receberão o pagamento nesta conta, ou 16,5% do total. Esse grupo recebe o pagamento nos dias 22 e 23 de dezembro.

O público terá a alteração na forma de pagamento a partir de dezembro e recebe a informação pelas mensagens nos comprovantes de pagamento e tela dos terminais de autoatendimento no momento em que o saque for feito.

Ainda segundo a Caixa Econômica Federal, as alterações serão feitas de acordo com o último dígito do Número de Identificação dos beneficiários a cada mês. Em janeiro, a alteração será feita para quem tem NIS terminado em 6, 7 e 8. Em fevereiro, para quem tem NIS terminado em 3, 4 e 5. Em março, para quem tem NIS terminado em 1 e 2.

A alteração também será feita em março para indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.

O calendário de pagamento do Bolsa Família é o mesmo utilizado pelos beneficiários que estão recebendo o auxílio emergencial nos últimos meses. Este mês, o grupo receberá a quarta e última parcela de R$ 300 do programa emergencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.