Características da conta poupança

Confira algumas das principais características da conta poupança, bem como, veja informações sobre como abrir uma conta pessoal. Saiba mais!

Conta poupança 

Conforme definição da Serasa, a conta poupança é a caderneta. Sendo assim, ela é regulada pelo Banco Central, que define quanto o consumidor receberá pelo dinheiro que guardado na poupança, por exemplo.

A caderneta objetiva poupar valores e não movimentar, por isso, o pagamento de salários é feito em conta corrente. Dessa forma, a movimentação permitida é basicamente:

  • 2 saques,
  • 2 transferências
  • e 2 extratos por mês.

Para abrir uma poupança, de forma geral, você não precisa ter nenhuma outra conta no banco. De forma sucinta, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Não é necessário comprovar renda para abrir uma conta poupança. Bem como, não é preciso pagar nenhuma taxa de abertura.

Exatamente pela ausência de exigências, é possível ter conta para essa finalidade mesmo se estiver negativado. No entanto, os bancos podem se recusar a abrir ou a manter a conta poupança para todos os clientes. Já que a instituição financeira pode atuar de acordo com suas políticas internas.

Poupança na Caixa

A poupança da Caixa é a opção de investimento mais segura, acessível e adequada a todos os perfis, desde os pequenos poupadores a grandes investidores, conforme definição da própria instituição bancária. Sendo assim, além de ser garantida pelo governo, a poupança tem suas regras de funcionamento definidas pelo Banco Central.

Dessa forma, a remuneração é regulamentada por lei e corresponde até 0,5% de juros ao mês. No entanto, depende da variação da SELIC, calculados sobre os valores depositados, acrescida da variação da TR – Taxa Referencial. 

A Caixa ressalta que os valores mantidos em conta por período inferior a um mês não serão remunerados e que, quanto mais tempo você deixar o valor aplicado, maiores serão os seus rendimentos.

Características da poupança

Confira as características da poupança, conforme a definição da Caixa Econômica Federal:

Aplicação inicial: não há limite mínimo.?
Resgate mínimo: não há limite de valor.
Taxa de administração: não há.
Tributação: isenta de Imposto de Renda e IOF.
Data de início: 22/08/1861.

Locais para a abertura da conta

A Caixa informa que você pode abrir a poupança em uma agência Caixa, em um Correspondente CAIXA Aqui ou em uma Unidade Lotérica. A Caixa Fácil é aberta somente nos Correspondentes CAIXA Aqui ou Unidades Lotéricas.

Já nas demais instituições bancárias, a abertura ocorre nas agências, bem como, é possível verificar a possibilidade de abrir uma poupança por meio de aplicativos, de acordo com cada instituição financeira. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.