Câmara: CPI da Americanas ouve ex-dirigentes da empresa, além do delegado e do procurador responsáveis pelas investigações

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados está investigando uma possível fraude contábil na Americanas, uma das maiores varejistas do país. Diversos depoimentos têm sido colhidos para esclarecer as inconsistências contábeis e entender o andamento das investigações de fraudes.

Neste artigo, discutiremos os depoimentos mais relevantes até o momento e a visão dos diferentes atores envolvidos nesse caso.

A recuperação judicial e os depoimentos dos ex-diretores

No dia 19 de janeiro, a Americanas solicitou recuperação judicial após anunciar um rombo contábil de R$ 20 bilhões. Isso chamou a atenção da CPI, que convocou o ex-diretor da empresa, Marcio Cruz Meirelles, e a ex-superintendente de Controladoria, Flavia Pereira Carneiro, para prestar esclarecimentos. O relator da CPI, deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), está em busca de informações sobre as inconsistências contábeis e deseja entender a situação atual da persecução penal relacionada ao caso.

Na audiência, Chiodini também ouvirá o procurador da República do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, Jose Maria Castro Panoeiro, e o delegado de Polícia Federal da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, Acen Amaral Vatef. Ambos são responsáveis pelas investigações de fraudes e fornecerão informações sobre o andamento dessas investigações.

Depoimentos anteriores e diferentes perspectivas

Ao longo da CPI, diversos depoimentos têm trazido diferentes perspectivas sobre o caso. Na primeira audiência pública, Aurelio Valporto, presidente da Associação Brasileira de Investidores (Abradin), afirmou que as fraudes no mercado de capitais brasileiro são resultado da certeza de impunidade dos infratores.

Julimar Roberto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CUT), compareceu à comissão e defendeu que as federações e confederações trabalhistas entraram na Justiça para responsabilizar os principais credores da Americanas pelo pagamento de direitos trabalhistas, caso o patrimônio da empresa não seja suficiente para cobrir essas despesas.

Por sua vez, o presidente da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, reconheceu perante a CPI que a crise na varejista não pode mais ser tratada como uma questão de inconsistências contábeis, mas sim como uma fraude.

A visão apresentada pelo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso, reforça essa perspectiva. Barroso afirmou aos deputados que as evidências caminham para a existência de um arrojado esquema fraudulento para inflar e falsear números e resultados contábeis.

Auditores independentes e a saúde financeira da empresa

Os auditores independentes que monitoraram os últimos exercícios contábeis da Americanas alegaram terem sido “vítimas” de fraude na gestão da empresa. No entanto, alguns deputados questionaram a atuação dessas auditorias independentes, afirmando que ela afetou a saúde financeira da empresa e ampliou o tamanho da fraude.

Apesar da tentativa da CPI de ouvir o ex-diretor financeiro da Americanas, Fabio da Silva Abrate, o executivo se negou a responder às perguntas, amparado por um habeas corpus. Além disso, o ex-diretor-executivo da Americanas, Miguel Gutierrez, alegou problemas de saúde para adiar seu depoimento à comissão.

Outros depoimentos relevantes

Além dos depoimentos mencionados acima, a CPI também ouviu o especialista em mercado financeiro Eduardo Moreira e o diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Caio Magri. Esses depoimentos trouxeram perspectivas adicionais sobre o caso e contribuíram para o entendimento da complexidade da situação.

Ademais, a CPI da Americanas está em busca de respostas sobre a possível fraude contábil que levou a empresa a solicitar recuperação judicial. Os depoimentos colhidos até o momento têm trazido diferentes visões sobre o caso, desde a certeza de impunidade dos infratores até a existência de um esquema fraudulento sofisticado.

À medida que a CPI avança, espera-se que mais informações sejam reveladas, trazendo luz aos fatos e consequências dessa situação delicada para a empresa e seus stakeholders.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.