Calendário: veja quando o Governo vai liberar a 3ª parcela do Auxílio Emergencial

O Governo Federal ainda nem terminou os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial, mas o público já está de olho na terceira. E de acordo com o calendário oficial da Caixa Econômica Federal, existe uma data confirmada para isso.

Segundo esse calendário, os pagamentos dessa terceira parcela começarão no próximo dia 17 de junho. Desta vez, quem vai receber primeiro é o grupo dos usuários do Bolsa Família. É a primeira vez que esses beneficiários começarão na frente dos informais.

Aliás, os informais deverão começar a receber a terceira parcela apenas no próximo dia 20 de junho. No entanto, esse pagamento para este grupo vai valer apenas de modo digital. Eles precisarão esperar algumas semanas além desta data para conseguir sacar o dinheiro em questão.

Ainda de acordo com a Caixa Econômica Federal, os pagamentos da terceira parcela irão começar no dia 17 de junho e terminarão no dia 21 de julho. Assim, dá para dizer que esses repasses ainda irão demorar para começar e para acabar também. Pelo menos é o que diz o calendário oficial.

Calendário

Vale lembrar que esses datas são referentes aos dias dos repasses em dinheiro para as pessoas de diferentes  grupo. O dia 20 de junho representa o início dos pagamentos dos informais, mas nem todos os grupos irão receber o benefício todo o dia.

De acordo com a Caixa Econômica, o primeiro grupo dos informais que vai receber a terceira parcela são os que nasceram em janeiro. E são justamente eles que irão receber no dia 20 de junho. Logo depois, o calendário segue normalmente até chegar nas pessoas que nasceram no mês de dezembro. Eles recebem apenas no dia 21 de julho.

Nos dois casos há uma diferença de datas para os saques. Quem nasceu em janeiro, por exemplo, recebe o dinheiro no dia 20 de junho, mas vai poder sacar o montante apenas a partir do próximo dia 13 de julho. Estamos falando portanto de um hiato de mais de 20 dias.

Essa regra, no entanto, não vale para as pessoas que estão recebendo o Auxílio Emergencial via Bolsa Família. De acordo com as regras gerais, esse público pode retirar o dinheiro em espécie assim que ele sai na data do repasse. Quem tem NIS terminando em 1, por exemplo, vai poder sacar o dinheiro no dia 17 de junho mesmo.

Auxílio Emergencial

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, que responde pelo programa, o novo Auxílio Emergencial está fazendo pagamentos de quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. Então, pela lógica, o programa está passando pela sua metade.

No entanto, membros do próprio Governo Federal estão admitindo publicamente a possibilidade de prorrogação do número de pagamentos. Há quem diga, por exemplo, que a Medida Provisória (MP) que aumenta esse prazo está pronta esperando apenas pelo envio ao Congresso Nacional.

A verdade mesmo é que o Governo ainda não decidiu o que vai fazer de fato. Apesar de considerar que a prorrogação é uma possibilidade, eles ainda não sabem se é isso mesmo o que vai acontecer. Enquanto isso, oficialmente o Auxílio vai seguir até o próximo mês de julho. Pelo menos até uma segunda ordem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.