Mineração: Conheça a Serra dos Carajás

A Serra dos Carajás fica localizada no estado do Pará, trata-se da maior província mineralógica do mundo. Além disso, possui a maior jazida de minério de ferro do planeta. 

Ademais, além do de ferro, a Serra dos Carajás também possui uma grande quantidade de manganês, cobre, ouro e níquel. 

Sua extensão tem cerca de 1 milhão de km² entre o sudeste do Pará ao oeste do Maranhão e o norte do Tocantins. 

Por isso, além da riqueza em minerais metálicos, também compreende terrenos de origem cristalina (escudos e crátons). 

Em síntese, as jazidas minerais são originadas das placas tectônicas, através da solidificação do magma no interior da crosta. 

A Serra dos Carajás poderá aparecer em questões de vestibulares de todo país e do Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Serra dos Carajás e a atividade mineradora

A descoberta da presença de minérios na Serra dos Carajás aconteceu em 1967 de maneira acidental. 

Por meio de um voo de helicóptero um geólogo que estava à bordo percebeu a presença de poucas árvores na região, sendo um forte indício da presença de minério de ferro na superfície. 

Posteriormente à descoberta dos minérios, começou-se a exploração por meio do consórcio Amazônia Mineração com a participação da Vale do Rio Doce e da US Steel Corporation. 

Mais tarde, a Vale do Rio Doce acabou estabelecendo uma associação com um grupo empresarial japonês. Através dessa parceria o projeto de exploração mineral foi alavancado, denominado como “Grande Projeto Carajás”. 

Vale destacar que além da exploração de minérios o projeto também previa o investimento em reflorestamento, pecuária e agricultura. 

Infraestrutura

O projeto contou com a construção da Estrada de Ferro de Carajás, assim como a construção da hidrelétrica de Tucuruí no Rio Tocantins. 

Ambas as construções representam a concretização e ampliação da atividade mineradora na Serra de Carajás. 

Em síntese, a construção da hidrelétrica foi primordial para o projeto, tendo em vista que a mineração necessita de um enorme consumo de energia elétrica. 

Mineração e exportação

A Serra dos Carajás corresponde a boa parte da produção brasileira de minério de ferro, tornando-se a segunda área mais produtora do Brasil, atrás apenas do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais. 

Além disso, na produção do manganês o Brasil é líder mundial e a Serra dos Carajás produz cerca de 80% desse minério. 

A saber, por conta da enorme produção, investimento em infraestrutura, o Brasil criou laços comerciais importantes com nações como a China, Japão, Estados Unidos e Canadá. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Serra dos Carajás?

Não deixe de ler também – Corrida pelo Ouro: Saiba o que aconteceu em Serra Pelada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.