Calendário de saques do auxílio emergencial é criticado

O Governo Federal já começou os pagamentos do novo Auxílio Emergencial. O dinheiro já está no bolso dos informais que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro. Mas o “bolso” nesse caso é só uma maneira de falar. É que na prática, essas pessoas não puderam sacar o dinheiro ainda.

De acordo com as regras do próprio Ministério da Cidadania, essa primeira etapa de pagamentos do novo Auxílio Emergencial conta apenas com pagamentos no aplicativo do Caixa Tem. Assim, as pessoas só poderão usar esse dinheiro para pagar contas e fazer outros pagamentos via internet.

Essas pessoas até poderão sacar esse dinheiro. Mas isso não vai acontecer agora. De acordo com o próprio calendário da Caixa, esse prazo dura, em média, 30 dias. Então se uma pessoa recebe o dinheiro via Caixa Tem agora, só vai poder sacar o dinheiro daqui a cerca de um mês.

Esse ponto está levantando uma série de críticas de parlamentares da oposição. Eles argumentam que essa regra não resolve o problema. Para eles, se o Auxílio tem caráter emergencial, esse hiato de tempo entre a liberação do dinheiro e a liberação dos saques não deveria existir.

Os parlamentares que estão dizendo isso afirmam também que irão tentar mudar essa história junto ao Governo Federal. A ideia deles neste momento é conseguir, pelo menos, diminuir esse tempo de espera para fazer com que as pessoas tenham esse dinheiro de forma mais rápida.

O que diz a Caixa

Mas qual o argumento da Caixa para esse intervalo de pagamento? De acordo com o Presidente do banco, Pedro Guimarães, essa demora é proposital por uma série de motivos. Segundo ele, o principal deles é a tentativa de evitar filas em agências da Caixa neste momento da pandemia.

Membros da oposição argumentam que essa história não seria real. Isso porque, na visão deles, o Governo só estaria adiando a aglomeração que vai acontecer de todo jeito daqui a 30 dias. Mas o Presidente da Caixa diz que a pandemia pode estar melhor nesse período de tempo.

Além disso, a Caixa argumenta que a grande maioria das pessoas irão movimentar o dinheiro do Auxílio Emergencial antes mesmo de poder sacar o dinheiro. Essas pessoas, portanto, não irão precisar ir aos bancos físicos para usar o dinheiro em questão.

Polêmica sobre Auxílio nas redes

Nas redes socais esse assunto ganhou muito destaque neste último final de semana. Uma aparente maioria questionou muito essa regra. Muita gente, por exemplo, lembrou que boa parte das pessoas sequer tem internet. E isso já impediria que essas pessoas fizessem qualquer tipo de movimentação na conta.

“O mais interessante é que as mesmas aglomerações continuam acontecendo por diversos motivos, dentre eles o de a maioria dos “beneficiados” não ter nem um celular adequado ao app Caixa Tem ou por não saber nem mesmo utilizá-lo”, disse um internauta.

Seja como for, o que se sabe até esta data é que a Caixa não tem qualquer intenção de mudar esta regra. Então, até segunda ordem, o que se sabe agora é que as pessoas terão mesmo que esperar um período de cerca de 30 dias entre a liberação do dinheiro e a liberação dos saques do dinheiro do Auxílio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.