Poupança Simultânea ao Planejamento Financeiro Pessoal

É possível gerir suas finanças e realizar uma poupança ao mesmo tempo? 

Em algum momento da vida será necessário realizar um planejamento financeiro pessoal e ter uma poupança, melhor que seja no início da vida financeira, porém, nem tudo está perdido! É possível realizar um planejamento financeiro pessoal em qualquer fase da sua vida e ainda poupar uma graninha.

Parece um desafio (e pode até ser), mas é totalmente possível controlar seus gastos em qualquer momento. Pois, esperar as coisas melhorarem para começar a guardar dinheiro pode ser uma mentira que você está contando para si mesmo.

Ter controle das suas finanças é fundamental, principalmente, para lidar com imprevistos. Por isso, é de extrema importância realizar um planejamento financeiro pessoal que viabilize uma poupança.

Tenha uma planilha de custos fixos e variáveis

Primeiramente, crie uma planilha dos seus gastos mensais, separe os custos fixos, que são os custos referentes à sua sobrevivência, como conta de consumo (água, luz, telefone, aluguel, plano de saúde etc.), e os custos variáveis, que são aqueles pontos em que você pode economizar um pouquinho.

Por exemplo, pode cancelar uma plataforma de streaming ou optar em não adquirir um produto no momento, essas já são coisas a menos para pagar no final de um mês.

 Caso sua vida financeira esteja realmente desordenada e não tenha muita clareza sobre isso, escolha um mês para que anote tudo o que precisa ser pago e o que está de fato sendo pago. Dessa forma, poderá iniciar seu planejamento dentro da realidade atual.

Fazer uma poupança simultaneamente ao planejamento financeiro é importante para que você direcione um valor determinado para a sua conta poupança, em caráter de uma reserva de emergência inicialmente. Pois, posteriormente poderá realizar uma poupança voltada para seus objetivos em longo prazo, como uma viagem, por exemplo. No entanto, nesse momento o hábito é mais importante do que o valor.

Cultive o hábito de poupar

Por isso, escolha um valor baixo para que possa cumprir a sua meta e direcione o valor para o poupança, ainda que ache esse valor irrisório, pois estará cultivando o hábito de poupar e isso será muito mais natural com o tempo. 

Assim sendo, quando suas contas variáveis forem controladas e sobrar um pouquinho mais de dinheiro, será natural para você guardar esse dinheiro ao invés de ceder a um impulso de compra. Por isso, preze pelo hábito e estipule um valor que se enquadre na sua realidade. Pois, caso a sua meta seja muito alta e não consiga cumprir, poderá abandonar todo  seu planejamento.

Categorize as despesas 

Categorizar as despesas também ajuda a ter uma clareza sobre a sua situação financeira atual. Por isso, pode inserir no seu planejamento um limite para gastar dentro do seu cartão de crédito, por exemplo. Ainda que o seu cartão disponibilize um valor maior.

Ou caso esteja endividado pode optar por um empréstimo com parcelas fixas para controlar os juros do cartão de crédito. No entanto, obviamente é sempre melhor não precisar de um empréstimo. Porém, caso precise, esse valor deve estar viabilizado no seu planejamento financeiro pessoal.

Reserva de emergência e plano pessoal em longo prazo 

Priorize as contas de consumo, opte por fazer acordos de dívidas que acumularam nos últimos meses e determine o valor básico para sua poupança. Não deixe de colocar algum valor todos os meses.

 Esse planejamento muda o seu hábito em relação ao dinheiro, e conforme você for pegando confiança no seu próprio planejamento, será muito mais fácil de gerir as suas finanças e viabilizar seus planejamentos pessoais, como fazer um determinado curso ou uma determinada viagem. Além disso, essa é uma maneira de realizar uma reserva de emergência, enquanto paga suas contas. Independentemente da sua renda, pois, a gestão financeira é um hábito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.