Caixa suspende a concessão do consignado do INSS

No dia 23 de março a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, informou que o banco deve manter suspensa a oferta do crédito consignado para segurados do INSS. De acordo com Serrano, a instituição financeira suspendeu a modalidade de crédito pois a iniciativa de abaixar a taxa de juros não foi comunicada antecipadamente. 

A presidente da Caixa ainda informou que o banco não conseguiria dar conta da demanda de segurados interessados no crédito, já que outras instituições interromperam a concessão da modalidade. Serrano informou que o Ministério da Fazenda foi informado sobre a dificuldade, no entanto, ainda não há uma resposta do governo sobre o assunto. 

Redução do teto da taxa de juros

No início de março o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou uma redução do teto da taxa de juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após as alterações, o teto de juros passou de 2,14% para 1,70% ao mês. 

Além da mudança no teto de juros do crédito consignado, o CNPS diminuiu também o limite da taxa do cartão de crédito consignado, que passou de 3,06% para 2,62%. Por conta disso, não apenas a Caixa, como também outras instituições financeiras acabaram suspendendo a oferta da modalidade. Veja quais bancos suspenderam a concessão do consignado do INSS:

  • Banco do Brasil;
  • Banco PAN;
  • Bem Promotora;
  • Bradesco;
  • Caixa Economica Federal;
  • C6 Bank;
  • Daycoval;
  • Itaú Unibanco;
  • Mercantil;
  • PagBank.

Vale informar que no caso do Mercantil, apenas o empréstimo pessoal foi suspenso, ou seja, ainda é possível solicitar o cartão consignado. Já o PagBank suspensório a concessão do crédito apenas nos correspondentes bancários, de modo que ainda é possível solicitar o crédito pelo aplicativo. 

Conheça o consignado do INSS

O crédito consignado do INSS é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social. Essa modalidade de empréstimo é exclusiva para aposentados e pensionistas do Instituto e possui algumas vantagens em relação a outras opções de empréstimo disponíveis no mercado. 

Uma das principais vantagens do empréstimo consignado para segurados do INSS é a taxa de juros mais baixa em relação a outras modalidades de crédito, como o crédito pessoal ou até mesmo o cheque especial. Isso ocorre pois a instituição financeira tem a garantia de que o valor emprestado será pago, já que a parcela é descontada diretamente da folha de pagamento do beneficiário. 

A facilidade na concessão do empréstimo também atrai muitos interessados. Por conta do desconto diretamente na folha de pagamento, a liberação dos recursos acaba sendo mais simples e menos burocrática do que em outras modalidades de crédito. 

De modo geral, o crédito consignado do INSS é uma opção interessante para aposentados e pensionistas que precisam de dinheiro emprestado com urgência, tendo a vista os juros mais baixos e a facilidade na obtenção dos recursos. Apesar disso, é importante ter cautela e fazer um planejamento financeiro antes de solicitar o empréstimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.