CAIXA libera 3 saques aos trabalhadores em 2022; veja como resgatar

Os trabalhadores que exercem atividades formais, com a carteira assinada, têm direito, atualmente, a três saques. Tratam-se do PIS/Pasep ano base 2019 e 2020 e o saque-extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Os trabalhadores que exercem atividades formais, com a carteira assinada, têm direito, atualmente, a três saques. Tratam-se do PIS/Pasep ano base 2019 e 2020 e o saque-extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Os benefícios já foram depositados nas contas dos brasileiros, no entanto, milhões de trabalhadores ainda não realizaram os resgates.

PIS/Pasep

Os valores referentes ao PIS/Pasep ano-base 2019 e ano-base 2020 seguem parados nas contas de muitos trabalhadores.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo, os trabalhadores podem realizar os saques até o dia 29 de dezembro deste ano. Todavia, caso não sejam retirados, os beneficiários deverão aguardar uma nova liberação, que só deve ocorrer em 2023.

Quem tem direito ao benefício?

Podem receber o PIS/Pasep:

  • O Trabalhador que atuou com a carteira assinada por pelos menos 30 dias no ano-base 2019 ou 2020;
  • Trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, 5 anos;
  • Trabalhador que recebeu remuneração média mensal de até dois salários mínimo no ano-base 2019 ou 2020; e
  • Trabalhador que esteja com seus dados informados de forma correta pelo empregador a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial.

O trabalhador pode consultar se tem direito ao pagamento de 2020 por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. Também é possível ligar para a Central Alô Trabalho, no número 158.

Por outro lado, aqueles que têm direito ao abono de 2019 deverão solicitar os valores, uma vez que a liberação é mais antiga. Portanto, para isso, basta enviar um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br (trocando a sigla “uf” pela do estado em que você reside).

Ainda, caso prefira, o beneficiário pode fazer a solicitação presencialmente, levando um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho.

Saque-extraordinário do FGTS

O saque-extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS foi liberado pelo Governo Federal, destinado aos trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia. Os depósitos do benefício já foram encerrados.

Os valores da modalidade foram depositados de forma automática na conta poupança digital aberta em nome do trabalhador, no Caixa Tem. Portanto, para ter acesso ao dinheiro, o beneficiário apenas precisará baixar o aplicativo e fazer o login.

De acordo com o cronograma do governo, o saque estará disponível até o dia 15 de dezembro deste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.