Cadúnico: veja quando cadastro precisa passar por uma atualização

De acordo com informações de bastidores, a atualização do Cadúnico é muito importante para o recebimento do Auxílio Brasil

O Governo Federal deverá começar os pagamentos do Auxílio Brasil no próximo mês de novembro. Ainda não dá para saber como eles irão realizar o processo de seleção. No entanto, está claro que eles provavelmente irão se utilizar dos dados do Cadúnico dos brasileiros para escolher quem recebe e quem não recebe o benefício.

Pelas regras gerais, o Cadúnico precisa passar por uma atualização, pelo menos, de quatro em quatro anos. Se esse prazo passar e o cidadão não atualizar os dados, a conta passa por uma exclusão. Então é muito importante prestar atenção nesse prazo máximo. Pelo menos é isso o que os especialistas dizem.

De acordo com as informações oficiais, o próprio Governo faz uma análise dessas contas e pede para que o cidadão atualize esses dados todos os anos. Vale lembrar que na entrada do cadastro, as famílias precisam se comprometer a fazer esse processo com certa frequência. Então elas precisam cumprir isso independente de qualquer recebimento de auxílio.

Alguns casos específicos exigem uma atualização do Cadúnico com muita rapidez. Mudança de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal são apenas alguns exemplos. Quando esses eventos acontecem, a família precisa atualizar o cadastro o mais rápido possível. É portanto o melhor a se fazer nessa situação.

Quando há um nascimento ou pelo menos uma adoção isso também precisa estar nos registros. O mesmo vale para o falecimento de um dos integrantes da casa. Tudo isso precisa estar em constante atualização no Cadúnico. Quem não fizer isso pode acabar perdendo não só o Auxílio Brasil como uma série de outros benefícios federais e estaduais.

Como atualizar o Cadúnico

Muita gente que está lendo esse artigo pode nem ter noção sobre a situação dos seus perfis no Cadúnico. A boa notícia é que dá para saber dessa informação mesmo sem sair de casa. Basta acessar o app ou o site oficial do Meu Cadúnico.

Nesses dispositivos, é possível saber se a pessoa está com o cadastro atualizado ou não. No entanto, em caso de não atualização, aí a solução é mesmo se dirigir para uma sede de algum Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Essa, aliás, é uma opção para quem não tem conexão de internet. Basta portanto chegar nesses lugares, perguntar pelo cadastro, e em caso de desatualização, saber o que é necessário fazer para inserir as informações novas. Também dá para fazer isso através das sedes do Cadúnico pelo país.

Não é só o Auxílio Brasil

Vale sempre lembrar que a atualização do Cadúnico é importante não apenas para a questão do Auxílio Brasil. É que esse cadastro acaba funcionando também como seleção de vagas para uma série de outros projetos sociais do Governo.

E não apenas em nível federal. Neste momento, vários estados estão pagando os seus auxílios regionais. A grande maioria deles se baseou nos dados do Cadúnico para decidir quem pode e quem não pode receber o dinheiro em questão.

Para além disso, atualizar esses dados é importante para ajudar o Governo a entender o tamanho da situação da vulnerabilidade social do país. Quanto mais pessoas se registram como vulneráveis, mais chances as esferas de poder terão para criar novos programas sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.