Cadastro Positivo: seu nome pode ser bom para o seu bolso

Entenda o que é o Cadastro Positivo, como ele funciona e como pode te ajudar

Cadastro Positivo, tal como seu nome diz, é um banco de dados que contém nomes dos cidadãos brasileiros que geralmente pagam seus débitos em dia. É uma junção de dados sobre as pessoas que zelam muito bem de suas finanças e que não protelam débitos. O Notícias Concursos, para te ajudar a entender melhor como esse sistema pode te ajudar, preparou uma matéria especial nesta quinta (05) que esclarecerá todas as suas dúvidas.

Um pouco mais sobre o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo existe desde 2011. Começou a realmente funcionar em 2013, mas não teve muito sucesso de início, pois se tratava de algo opcional, e a maioria das pessoas nem sequer ouviu comentar dessa novidade nem mesmo se valia a pena aderir.

Até 2019, colocar ou não os dados no Cadastro Positivo era uma escolha inteiramente do consumidor. Depois da aprovação da Lei Complementar nº 166/19, de 8 de julho de 2019, todas as pessoas que têm um CPF registrado, automaticamente estão no Cadastro Positivo. O cidadão que não quiser ter seus dados no Cadastro necessita pedir a retirada, e isso pode acontecer em qualquer momento.

Como funciona esse cadastro? O que fica registrado lá?

O Cadastro Positivo é um banco de dados, onde se tem todas as informações sobre crédito (cartão de crédito, financiamento, empréstimo, cheque especial e etc.). Quando você quita seus débitos sem dia, a pontuação cresce e o seu nome se evidencia, o que significa uma melhor condição personalizada e boas taxas em vários tipos de movimentações financeiras.

O ideal é se conhecer o perfil da pessoa jurídica e física quando se fala sobre suas atividades financeiras. Suas mensalidades estão em dia? Quantas parcelas você atrasa? Quando atrasa, você volta a liquidar em dia e põe todas as contas na ordem? Também faz parte dessas despesas, as contas consumo (Internet, luz, telefone e água).

Nenhum desse dados é repassado. Todas as informações dizem respeito a questões financeiras da operação como: valor de mensalidades, valor de débitos, situação de pagamento e etc. Seu histórico, se você quita ou não suas contas, se paga ou não em dia, são informações que fazem parte do banco de dados do Cadastro Positivo, que tem como administrador, 4 empresas autorizadas pelo governo.

Depois da aprovação da Lei Complementar nº 166/19, de 8 de julho de 2019, todas as pessoas que têm um CPF registrado, automaticamente estão no Cadastro Positivo
Assim, depois da aprovação da Lei Complementar nº 166/19, de 8 de julho de 2019, todas as pessoas que têm um CPF registrado, automaticamente estão no Cadastro Positivo – Foto: Freepik

O Cadastro Positivo tem custo?

Você não precisa pagar nenhuma quantia para ter seus dados no Cadastro Positivo. Também não se paga para aproveitar da melhora nas condições de aquisição de produtos e serviços financeiros. Nem mesmo para solicitar a extinção de seu histórico da base de dados. Todos os serviços são gratuitos para o consumidor.

Quais as vantagens?

Quando se conhece de uma forma melhor o histórico financeiro de bom pagador, ele acaba tendo melhores condições de continuar a consumir com plena tranquilidade. Quer dizer que terá taxas menores de juros algumas atividades financeiras, terá aprovação mais rápida de créditos, dentre outras vantagens. Portanto, vejamos o que pode acontecer:

  • Avaliação financeira personalizada – Quanto mais forem as informações de como você lida com seus compromissos e contas financeiras, melhor será para saber sobre o seu grau de responsabilidade, bem como a sua capacidade de pagamento;
  • Condições melhores nos bancos e financeiras – Quando se paga em dia, não tem como se atrapalhar com dívidas e acordos financeiros firmados porque são sempre quitados. Isso serve para elevar potencialmente seu nome para melhores condições nos bancos e nas financeiras. Isso te dará várias vantagens em produtos e até mesmo em taxas mais baixas de juros e condições diferentes em empréstimos. Tudo isso estará agregado a sua pontuação (score) de crédito e aos detalhes do Cadastro Positivo;
  • Agilizar o relacionamento bancário – Quando se tem um histórico bom, que mostra que você honra com seus compromissos financeiros, não tem o porquê de o banco complicar sua vida. Ainda mais quando for solicitado um empréstimo aderente a seu perfil. Por isso o Cadastro Positivo é tão importante, uma vez que ele facilita sua relação com instituições financeiras.

Como consulto o Cadastro Positivo relacionado ao meu CPF?

Pois, você pode acessar suas informações envolvendo o Cadastro Positivo diretamente através dos sites das empresas autorizadas a cuidar destes dados: Serasa Experian, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.