BPC já tem os seus primeiros pagamentos confirmados com valor atualizado para 2024

Calendário de Pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Janeiro de 2024: Confira as Datas.

Em 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuará efetuando o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), direcionado a idosos e pessoas com deficiência. O valor, correspondente a um salário mínimo, está sujeito a modificações.

Mais de 4,7 milhões de indivíduos estão atualmente recebendo o Benefício de Prestação Continuada, abrangendo idosos e pessoas com deficiência. O INSS planeja ampliar o número de beneficiários do BPC para o próximo ano.

O que é o BPC?

Dessa forma, o Benefício de Prestação Continuada é uma assistência direcionada a idosos de baixa renda, concedendo um valor equivalente a um salário mínimo por mês. A elegibilidade requer a comprovação de incapacidade de prover o próprio sustento ou ter o suporte provido pela família.

Calendário de Pagamentos

Acima de tudo, o calendário de pagamentos para 2024 inclui as datas correspondentes aos pagamentos de dezembro de 2023. Os depósitos serão realizados entre 21 de dezembro e 8 de janeiro para aqueles que recebem até um salário mínimo, e entre 2 e 8 de janeiro para os que recebem acima desse valor.

Tal qual, entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro, o INSS realizará os primeiros depósitos de 2024.

Segundo informações do próprio INSS, 168.062 pessoas recebem até um salário mínimo, enquanto 868.803 têm benefícios acima do piso nacional. Os aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13º salário, mas a data de depósito para o próximo ano ainda não foi divulgada. No ano de 2023, o INSS antecipou o décimo terceiro, realizando os pagamentos entre maio e junho.

Enfin, para consultar os benefícios do INSS, é possível acessar o site Meu INSS, realizar o login com a conta gov.br e clicar em “Extrato de Pagamento”.

Portanto, o beneficiário pode fazer a consulta alternativamente através do aplicativo do INSS ou pela Central 135. É necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar possíveis fraudes.

Datas dos pagamentos

O calendário de pagamentos do BPC em 2024 apresenta as seguintes datas com base nos finais dos números dos beneficiários:

1- Finais 1: pagamento em 21 de dezembro de 2023;
2- Finais 2: pagamento em 22 de dezembro de 2023;
3- Finais 3: pagamento em 26 de dezembro de 2023;
4- Finais 4: pagamento em 27 de dezembro de 2023;
5- Finais 5: pagamento em 28 de dezembro de 2023;
6- Finais 6: pagamento em 2 de janeiro de 2024;
7- Finais 7: pagamento em 3 de janeiro de 2024;
8- Finais 8: pagamento em 4 de janeiro de 2024;
9- Finais 9: pagamento em 5 de janeiro de 2024;
10- Finais 0: pagamento em 8 de janeiro de 2024.

13º salário dos aposentados e pensionistas

Logo, a data de depósito para o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS em 2024 ainda não foi definida. No ano anterior, a antecipação do 13º ocorreu entre maio e junho, alimentando a expectativa por uma medida semelhante no próximo ano.

Em suma, você pode verificar o extrato de pagamento do INSS facilmente através do site Meu INSS.

Por fim, basta efetuar o login usando a conta gov.br e selecionar a opção “Extrato de Pagamento”. Instruções detalhadas estão disponíveis no aplicativo do INSS ou pela Central 135, onde é necessário apenas o número do CPF para confirmar algumas informações, assegurando a segurança na operação.

Por último, as projeções das datas de pagamento dos benefícios já divulgadas têm o potencial de aliviar esse período de incertezas e instabilidade econômica para os milhões de beneficiários do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.