Bolsonaro muda tom e fala em reajuste para servidores apenas em 2023

Em diferente tom, presidente Jair Bolsonaro sinalizou que o reajuste para os servidores só deverá sair mesmo em 2023

O presidente Jair Bolsonaro voltou a tocar no assunto do reajuste dos servidores federais. Nesta segunda-feira (31), ele disse que a ideia do Governo Federal é aplicar esse aumento apenas a partir do próximo ano de 2023. É portanto uma mudança de tom em relação ao que ele estava garantindo que aconteceria.

Desta vez, aliás, o presidente pediu “compreensão” dos servidores neste momento. De acordo com ele, os empregados precisam entender que o Brasil ainda estaria passando por uma crise econômica. Até por isso, essa declaração de Bolsonaro acabou sendo vista como uma vitória para o Ministério da Economia, que não estava querendo dar esse aumento.

“Tendo em vista que nós devemos ter uma excelente arrecadação no corrente ano por ocasião da feitura do orçamento para 23, nós vamos atender um percentual bastante razoável para todos os servidores públicos do Brasil”, disse o presidente em entrevista para a emissora Record TV nesta segunda-feira (31).

“Reconhecemos o valor de todos os servidores públicos federais, mas eu peço a eles que, por favor, entendam a situação que o Brasil ainda atravessa. Muitos perderam empregos, muitos tiveram seus salários reduzidos. Os servidores não tiveram por ação do governo federal”, completou ele na mesma entrevista.

Ainda na última semana, Bolsonaro disse que o reajuste para os policiais federais ainda não estava definido. De qualquer forma, ele deixou um espaço de R$ 1,7 bilhão no orçamento deste ano. Ainda não dá para saber se esse montante vai servir para aplicar esse aumento para tal categoria trabalhista neste momento. O Governo ainda teria que carimbar isso.

Críticas ao Rodrigo Maia

Nessa mesma entrevista que o presidente Jair Bolsonaro deu para a Record TV, aliás, ele também fez críticas ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Segundo o presidente, o parlamentar tentou diminuir o salário dos servidores.

“Em 2020, quando tivemos aí o conhecimento da covid-19, o ex-presidente da Câmara queria um corte de 25% no salário de todos os servidores federais, estaduais e municipais. Da nossa parte achamos que congelando por 2 anos seria o suficiente. Foi menos traumática a nossa proposta”, disse Bolsonaro.

Nossa equipe, aliás, tentou entrar em contato com o ex-presidente da Câmara para que ele pudesse responder. Pelo menos até a publicação desta matéria, ele não tinha se pronunciado. Em caso de resposta este artigo vai ser atualizado.

Ameaça por falta de reajuste

Para quem não lembra, essa história de reajuste para os servidores acabou se tornando uma grande polêmica em Brasília. É que há algumas semanas, Bolsonaro prometeu esse aumento apenas para os profissionais da área de segurança.

Isso acabou provocando portanto a ira de muita gente que trabalha no funcionalismo público federal, mas em outras áreas. Para se ter uma ideia, algumas manifestações de rua sobre o tema já aconteceram na capital federal.

Sindicatos estão ameaçando também começar uma grande greve nacional por esse reajuste. Eles, aliás,  estão planejando começar isso dentro de mais alguns meses caso o Governo siga se negando a pagar o reajuste para esses trabalhadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.