Bolsonaro diz que há um “montão” de irregularidades no Bolsa Família

De acordo com o Presidente, o Bolsa Família tem uma série de irregularidades, mas não explicou o que vai fazer com elas

O Presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o Bolsa Família na tarde desta terça-feira (29). No entanto, ele não deu detalhes sobre a nova versão do programa, como muita gente estava esperando que o fizesse. Na verdade, ele disse que o projeto atual tem um “montão” de irregularidades entre os seus beneficiários.

“Joga uma rede no Bolsa Família e vem um monte de gente, só não vem deputado e senador”, disse o Presidente durante um evento no Palácio do Planalto. Bolsonaro não explicou quais seriam essas supostas irregularidades e nem se vai fazer alguma coisa sobre elas. Por isso, muita gente acabou fazendo teorias nas redes sociais por causa dessa declaração.

É que vale lembrar que o Governo Federal está neste momento tentando criar a nova versão do Bolsa Família. Um dos pontos de discussão dentro do Palácio do Planalto agora é descobrir quantas pessoas poderão passar a receber o benefício. E talvez a fala de Bolsonaro tenha total relação com isso.

Imagina-se agora que uma possível ideia do Governo seja analisar com mais cuidado quem estaria recebendo o Bolsa Família de maneira irregular. Seria portanto uma espécie de pente fino. Assim, com mais cortes no programa, entende-se que o Palácio do Planalto poderia acabar economizando mais dinheiro para fazer os pagamentos.

É claro que tudo isso ainda não passa de uma informação de bastidor. No entanto, não dá para negar que essa ideia ganhou força sobretudo depois desta declaração de Bolsonaro. Um pente fino para encontrar irregularidades no Bolsa Família é uma coisa que o Governo Federal definitivamente ainda não descarta.

Novo Bolsa Família

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, cerca de 14 milhões de brasileiros recebem o Bolsa Família hoje. É certo que boa parte das pessoas deste grupo estão recebendo o Auxílio Emergencial neste momento.

De qualquer forma, esses 14 milhões foram o número base do Bolsa Família. Segundo relatos de bastidores, uma ideia central do Governo é subir esse montante para a casa dos 17 milhões. No entanto, isso ainda não é uma questão fechada.

Parte do Governo quer subir essa quantidade para um pouco mais do que isso, e outros acham que é melhor subir um pouco menos. Tudo isso deve ser decidido ainda nos próximos dias. E o Presidente Jair Bolsonaro deverá anunciar a decisão.

Demora na declaração

Na semana passada, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em entrevista que o Presidente Jair Bolsonaro iria fazer uma declaração justamente para falar sobre esse assunto. Ele garantiu que isso aconteceria até a última sexta-feira (25).

No entanto, o fato é que isso não aconteceu. O Presidente Jair Bolsonaro optou portanto por não falar nada sobre esse assunto ainda. Tudo isso pode indicar que o Governo ainda não entrou em um acordo geral sobre os detalhes do Novo Bolsa Família ainda.

Essa espera está irritando alguns aliados do próprio Governo. O Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) chegou a dizer recentemente que o Congresso não poderia esperar até outubro para aprovar um projeto novo. E isso, aliás, foi visto como um claro recado para o Palácio do Planalto. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.