Bolsonaro confirma mudança no nome do Bolsa Família

De acordo com Presidente, Bolsa Família não terá mais esse nome a partir do próximo mês de novembro. Pelo menos essa é a ideia

O Presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira (9) que o Bolsa Família vai mesmo mudar de nome. E essa mudança vai acontecer a partir do próximo mês de novembro. Em entrevista, o chefe do executivo confirmou que o novo programa vai se chamar Auxílio Brasil.

Isso quer dizer portanto que o Bolsa Família tal qual conhecemos hoje está realizando neste momento os seus últimos pagamentos. De acordo com o próprio Presidente, o novo projeto social vai pagar um patamar maior de repasses e deve também chegar na casa de mais pessoas. Pelo menos essa é a ideia até aqui.

Nesta segunda-feira (9), o Presidente esteve no Congresso Nacional. Ele estava acompanhado de vários dos seus ministros quando se encontrou com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O objetivo da reunião foi justamente entregar a Medida Provisória (MP) desse novo projeto em questão.

O Auxílio Brasil deverá entrar em cena justamente um mês depois do fim dos pagamentos do Auxílio Emergencial. A ideia do Governo Federal é fazer com que pessoas de um programa acabem migrando para o outro. No entanto, ainda não dá para saber todos os detalhes desse projeto.

Mesmo entregando o texto oficial do programa, o Governo segue sem dar uma definição para os pagamentos médios do Auxílio Brasil. Hoje, de acordo com informações do Ministério da Cidadania, o Bolsa Família paga uma média de R$ 190 por pessoa de maneira mensal. É o que dizem os dados oficiais.

Além dos valores

O novo Bolsa Família, ou Auxílio Brasil, deve estrear em novembro e vai fazer pagamentos para mais de 16 milhões de pessoas. Pelo menos esse é o plano do Governo Federal. Isso significaria portanto um aumento de mais dois milhões de usuários.

Isso porque de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14 milhões de brasileiros são beneficiários do programa. Pelo menos uma parte dessas pessoas estão neste momento recebendo o dinheiro do Auxílio Emergencial.

Ainda não se sabe ao certo quantos indivíduos irão entrar no programa, mas se sabe que o Governo não quer que esse seja um número fixo. É que o objetivo deles é fazer com que cada vez mais pessoas acabem deixando de receber o benefício.

Bolsa Família

De acordo com informações de bastidores, o Presidente Jair Bolsonaro está mesmo de olhos nas eleições presidenciais do próximo ano. E seria justamente por isso que ele estaria apostando tanto do Bolsa Família para este ano.

Segundo informações da imprensa, a ideia de mudar o nome do programa tem um aspecto fortemente eleitoral. É que membros do Palácio do Planalto acreditam que o termo “Bolsa Família” teria forte ligação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Enquanto o Bolsa Família não chega, o Governo Federal segue com os pagamentos do Auxílio Emergencial. Nesta semana, aliás, eles estão realizando mais liberações de saques da quarta parcela do benefício para informais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.