Bolsonaro confirma intenção de privatizar a Petrobras

O Presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (14) em uma entrevista para um canal de rádio, que tem muita vontade de privatizar a Petrobras e que irá conversar com o Ministério da Economia para uma possível aprovação.

A declaração ocorre em meio a polêmicas que envolvem a figura do presidente sobre os aumentos do preço do combustível, que ele inclusive é acusado por ser o maior culpado pela situação.

Bolsonaro se dependeu sobre a alta do combustível e que ele não tem o direito de definir um preço que fique bom para todo mundo. O presidente tenta se defender com o propósito de que ele zerou o imposto federal, porém que mesmo assim o preço do combustível e do gás de cozinha subiu.

Gasolina aumentou pelo menos 5 vezes a mais do que a inflação

Somente no acumulado do ano, a gasolina acumula uma alta de 57,3%, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O gás de cozinha subiu até mais de 90% desde março.

De acordo com a Petrobras, a política de preços está vinculada de acordo com o preço dos combustíveis e do gás, sendo que as cotações são em dólar e acompanham o preço do barril de petróleo internacional. Somente em 2020, o dólar valorizou 30% e em 2021 já acumula uma alta de 6%, desvalorizando ainda mais o poder de compra do brasileiro.

A declaração de Bolsonaro acontece após o ministro da Economia, Paulo Guedes, defender que o Governo realize a venda de ações da petroleira estatal em momento onde a petroleira está apresentando lucros e que esse dinheiro deveria ser distribuído para a população mais vulnerável.

Além de Bolsonaro, Presidente da Câmara também defende a privatização

Em uma entrevista concedida para a CNN, o presidente da Câmara, Arthur Lira, também defendeu a privatização da Petrobras. Lira entende que hoje a Petrobras não pode ser definida como 100% pública ou privada, portanto necessita de uma mudança para se oferecer mais transparência.

Lira entende que tanto sendo pública como privada, a Petrobras tem a capacidade de gerar mais empregos, porém entende que uma privatização poderia garantir até mais autonomia. E também entende que está mais do que na hora de definir qual a função da Petrobrás no país, se é apenas distribuir dividendos ou contribuir em mais causas.

Entenda a relação atual do Governo com a Petrobras

Hoje, o Governo Federal detém 36,5% do capital da Petrobras. Não é de hoje que Bolsonaro têm sido cobrado pela oposição pelos constantes aumentos do preço do combustível, sendo que além do dólar, pode sim haver outras questões políticas no meio para justificar o aumento da gasolina.

Bolsonaro usou um discurso de que o preço da gasolina sempre esteve alto, mesmo nos tempos em que ele era garoto. Também comentou que não irá interferir, pois sabe que isso significaria um crime de responsabilidade. Fez também a explicação de que até poderia baixar o combustível para R$ 3, mas que seria classificado como um crime.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.