Bolsa Família: Governo vai começar a procurar cidadãos para entrar no programa

Membros do novo governo devem organizar uma reunião para tentar encontrar cidadãos para o Bolsa Família

Membros do Governo Federal estão preparando uma espécie de força-tarefa com o objetivo de encontrar pessoas que têm direito ao programa Bolsa Família, mas que não estão conseguindo receber nada. A ideia é realizar uma busca ativa com a ajuda de governos estaduais e de gestões municipais para encontrar estes cidadãos.

Segundo informações de bastidores colhidas pelo jornal Metrópoles, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias já sabe deste esquema. Ele, aliás, deverá participar de uma reunião com o Conselho Nacional de Assistência Social nos próximos dias, justamente com o objetivo de debater este tema.

Governadores de vários estados estão demonstrando preocupação com área social neste primeiro ano de seus governos. Eles temem que não consigam resolver o problema da fome em suas unidades da federação. Diante deste fato, alguns deles já estão pressionando Dias com o objetivo de conseguir aporte financeiro para esta área.

Uma indicação disto foi a posse do novo Ministro do Desenvolvimento Social no último dia 2 de janeiro. Até aqui, esta foi a posse mais registrou presenças de governadores estaduais recém-eleitos ou recém-reeleitos desde o início do ano. Estavam no evento os chefes dos executivos estaduais da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Parte destes estados já oferecem uma série de auxílios sociais para a população em situação de vulnerabilidade social. Contudo, eles temem que não haja mais dinheiro suficiente para bancar a continuidade destes programas, ou até mesmo a promoção de novos auxílios sociais nos próximos meses.

Pente-fino

De todo modo, é importante lembrar que o foco do Ministério do Desenvolvimento Social agora está mais na questão do Bolsa Família federal do que no socorro aos estados. Como dito, uma das prioridades é a proposta da busca ativa.

Assim como algumas pessoas poderão entrar no benefício, outras terão necessariamente que sair do projeto. O pente-fino que será realizado no sistema do Cadúnico nos próximos dias tem como objetivo justamente revisar as contas dos usuários.

A dica para quem já está dentro do Auxílio Brasil e quer continuar recebendo o Bolsa Família é manter o Cadúnico atualizado. Além disso, também é importante atualizar o sistema com informações sempre verdadeiras.

Quero entrar no Bolsa Família

Para ter direito ao Bolsa Família do Governo Federal é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Ademais, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 210.

Se você cumpre estes requisitos e ainda assim não recebe o dinheiro do programa, lembre-se de atualizar o sistema do Cadúnico sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural em sua família.

Caso você não tenha os documentos necessários para entrar no Cadúnico, ou conheça alguém que passa por este problema, peça para que ele visite uma sede mais próxima do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Cidadãos em situação de rua, por exemplo, também têm direito de entrar no Cadúnico do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.