Bolsa Família: Governo promete zerar fila de entrada

De acordo com relatos de membros do Governo Federal, fila de entrada do Bolsa Família vai ser zerada dentro de mais algumas semanas

Se depender das promessas do Governo Federal, a fila de entrada no programa Bolsa Família deverá ser zerada dentro de mais algumas semanas. Pelo menos é isso o que vários membros do Palácio do Planalto estão dizendo neste momento. Eles garantem que ninguém mais vai ter que esperar para receber esse dinheiro.

Veja também: NOVO Bolsa Família com valor de R$ 440 por pessoa pode ser pago

De acordo com informações recentes do Consórcio Nordeste, em julho algo em torno de 2,4 milhões de pessoas estavam na fila de entrada para o Bolsa Família. São brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade, e que atendem a todos os requisitos para entrar no projeto. No entanto, eles não estão recebendo o dinheiro.

Isso acontece justamente por causa de uma questão orçamentária. É que todos os anos o Bolsa Família tem um limite de gastos. Quando a quantidade de pessoas que precisam de atendimento se torna maior do que aquilo que o Governo pode pagar, então esse público que passa dessa linha vai para uma espécie de fila de espera.

Ao passo em que mais indivíduos vão saindo do Bolsa Família, mais vagas vão se abrindo. Do mesmo modo, quando a quantidade de pessoas que precisam do dinheiro cresce, então a fila em questão aumenta junto. Pelo menos essa é a lógica que o próprio Governo Federal vem explicando nas últimas semanas.

De qualquer forma, membros do Palácio do Planalto garantem que essa fila não vai mais existir dentro de mais algumas semanas. Isso porque o Bolsa Família vai deixar de existir e vai dar lugar ao Auxílio Brasil. O novo programa social vai acabar tendo o poder de atender mais gente. Pelo menos é isso o que se espera.

Usuários

Hoje, de acordo com dados do Ministério da Cidadania e do Consórcio Nordeste, o Bolsa Família atende algo em torno de 14,6 milhões de pessoas. Aqui se incluem também os usuários que estão momentaneamente recebendo o dinheiro do Auxílio Emergencial.

Pelo que se sabe até aqui o plano do Governo é subir esse patamar para a casa dos 17 milhões de indivíduos. Isso quer dizer, portanto, que teremos um aumento de algo em torno de 2 milhões de pessoas.

É justamente nesse aumento que o Governo Federal vai ter a oportunidade de inserir mais essas pessoas que estão na fila de espera. Como dito, algo em torno de 2,4 milhões de brasileiros estão nesta situação de acordo com os dados mais recentes.

Fila do Bolsa Família

Vale lembrar que a Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil já está em tramitação na Câmara dos Deputados. Em entrevista recente, o relator do documento, o Deputado Marcelo Aro (PP-MG) disse que ainda vai mudar alguns pontos do texto.

Não há neste momento nenhum trecho da MP que exija que o Governo Federal dê preferência para as pessoas que já estão aguardando na fila há algum tempo. Pelo menos não até agora.

Só que é muito provável que essas pessoas tenham naturalmente uma prioridade. Principalmente porque se sabe que o Governo Federal está sofrendo várias críticas da oposição justamente por causa da existência dessa fila.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.