Bolsa Família: Governo poderá dar bônus para quem conseguir emprego

De acordo com informações da imprensa, Governo Federal estuda dar um bônus para as pessoas que conseguirem emprego

O Governo Federal está neste momento trabalhando nas mudanças no novo Bolsa Família. De acordo com informações da imprensa, um dos pontos que está na mesa de discussão é a possibilidade de um pagamento de bônus para as pessoas que conseguirem um emprego formal. O Planalto está estudando como fazer isso.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal paga uma amédia de R$ 190 por pessoa no Bolsa Família. Como se sabe, uma das condições para receber o benefício é justamente não ter um emprego formal. A partir do momento que o cidadão tem a assinatura na carteira, ela deixa de receber o dinheiro do projeto.

A ideia do Governo é pagar um bônus justamente para as pessoas que consigam um emprego. Funcionaria assim: um cidadão que recebe o benefício mensalmente e que venha a conseguir um trabalho formal passaria a receber um adicional pra se somar com o valor do programa durante algum tempo. Logo depois, o projeto chegaria ao fim e a indivíduo ficaria apenas com o dinheiro do salário na empresa.

O que está em discussão no Governo: a duração desse período de tempo. O Planalto ainda está decidindo por quanto tempo essa pessoa receberia esse benefício depois da assinatura da carteira. Isso vai depender de quanto o Palácio do Planalto estaria podendo gastar neste momento.

Outro ponto que ainda falta decidir é o valor desse bônus. Isso também dependeria portanto das contas públicas. Em reuniões, de acordo com informações da imprensa, a ideia é que esse dinheiro adicional seria de R$ 200. O Governo acredita que isso seria suficiente para animar os usuários do Bolsa Família a procurarem emprego.

Críticas

Essa ideia do Governo ainda não é oficial. No entanto, já está causando uma série de críticas de economistas. A principal delas é a que diz que o Planalto está partindo do pressuposto de que as pessoas que recebem o Bolsa Família não trabalham porque não querem.

Isso porque, ao dizer que vai dar um bônus para “estimular os cidadãos a procurarem trabalho”, eles estariam afirmando que esses beneficiários não estariam procurando emprego para não perder o benefício.

Além dessa crítica, economistas dizem que dar um bônus para quem tem trabalho não faria sentido. Isso porque o Governo poderia estar tirando dinheiro de quem precisa para dar para as pessoas que estão recebendo um salário formal.

Bolsa Família

A verdade é que o Governo Federal ainda não divulgou os detalhes desse novo Bolsa Família. No entanto, as polêmicas envolvendo as suas possíveis novas regras e particularidades existem aos montes.

Vale lembrar que a ideia do Palácio do Planalto segue a mesma. Eles querem começar os pagamentos do novo Bolsa Família logo depois do fim dos repasses do Auxílio Emergencial. Isso porque um projeto “complementaria o outro”.

Recentemente o Governo Federal anunciou oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, os repasses do programa deverão seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro. O Bolsa Família começaria portanto em novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.