Bolsa Família: Exigências ADICIONAIS de documentos surpreendem beneficiários

Para que seja possível receber os valores oferecidos no Programa Bolsa Família, os cidadãos precisam estar dentro de certos requisitos importantes e estipulados pelo Governo. Além disso, é essencial apresentar documentos que comprovem determinadas exigências governamentais.

No entanto, nos últimos dias passou a ser divulgado o fato de que, agora, novos documentos têm sido exigidos para que o cadastro no Bolsa Família realmente ocorresse. Neste texto, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!

Exigências adicionais de documentos surpreendem beneficiários do Bolsa Família

O cadastro da família no Bolsa Família precisa acontecer por intermédio do CadÚnico, uma plataforma na qual reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. É por meio desse portal que o Governo tem acesso a informações sobre as famílias e sobre os cidadãos que são considerados em “situação de vulnerabilidade”, de fato. Dentro desse cenário, é importante estar ciente de que as mudanças nos documentos exigidos estão relacionadas diretamente com o Cadastro Único.

Isso significa que quem deseja ser o titular do Bolsa Família em seu lar deverá reunir documentos que antes não eram exigidos, mas que passaram a ser. Além disso, o novo cadastro também exige que o cidadão assine um termo de responsabilidade, alegando que as informações apresentadas no momento do registro no CadÚnico são verdadeiras.

Bolsa Família: Exigências ADICIONAIS de documentos surpreendem beneficiários
Bolsa Família: Exigências ADICIONAIS de documentos surpreendem beneficiários. Foto: Canva.

Esse documento tem como objetivo inibir pessoas que tentam fraudar para receber do Bolsa Família, alegando que não tinham conhecimento de tais informações que haviam passado para o CadÚnico. Assim, caso haja pessoas mal intencionadas que buscam receber o benefício sem necessidade, esse documento será usado para que elas respondam criminalmente pela falsidade e fraude.

Afinal, quais são os documentos exigidos?

Que houve mudanças no Bolsa Família, isso ficou evidente. Agora, novos documentos vêm sendo exigidos tanto de beneficiários antigos quanto daqueles que desejam fazer o cadastro do zero no CadÚnico. Veja quais são eles e organize-se para apresentá-los ao ir ao CRAS fazer o seu cadastro:

  • Documentos obrigatórios:
    • Documento de identificação com foto do titular do Bolsa Família, como passaporte, CNH e RG, por exemplo;
    • Comprovante de residência atualizado, que tenha sido emitido há, no máximo, três meses. Nesse caso, é possível apresentar conta de água, luz ou telefone. Caso não possua esses documentos, é necessário providenciar uma declaração de residência;
    • Documento de identificação de todos os membros da família, como RG ou mesmo Certidão de Nascimento para crianças que ainda não têm outros documentos.
  • Documentos complementares:
    • Certidão de Casamento;
    • Caderneta de vacinação das crianças – lembrando que as vacinas precisam estar em dia para receber o Bolsa Família;
    • Atestado de frequência escolar dos filhos – lembrando que a frequência mínima para menores de 6 anos é de 60% e para crianças acima de 7 anos é de 75%;
    • CPF do titular.

Agora que você já sabe quais são os documentos necessário, organize-os e reúna-os ao se dirigir ao CRAS para fazer o seu cadastro no CadÚnico e solicitar o recebimento do Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.