Atualidades: As 5 piores formas de poluição

Para tudo que tiramos da Terra, existe um subproduto ou então uma consequência. Talvez a poluição seja um sintoma do desequilíbrio da natureza. Algumas pessoas colhem da Terra, mas inúmeras outras ficam doentes, deslocadas ou prejudicadas devido à poluição resultante – afetando a vida selvagem e muito mais.

Selecionamos as cinco piores formas de poluição já vistas no mundo atualmente. Não deixe de conhecê-las, pois recorrentemente aparecem no Enem, em vestibulares, assim como concursos.

Derramamentos de óleo

Na esteira do derramamento de óleo no Golfo, os efeitos nocivos dos derramamentos de óleo no mar são óbvios. Aves, peixes, assim como outras formas de vida marinha podem ser devastadas em um derramamento e os ecossistemas costumam levar décadas para se recuperar.

O óleo é ingerido por alguns animais, permitindo que poluentes entrem na cadeia alimentar, prejudicando a pesca e outras indústrias da região. Muitas pessoas não percebem que a maior parte da poluição por óleo, na verdade, vem da atividade terrestre.

De uma forma ou de outra, o petróleo se infiltrou em quase todos os ecossistemas da Terra.

Aqui no Brasil houve um verdadeiro desastre relativo ao derramamento de óleo. Entenda melhor em um post do Notícias Concursos: Atualidades: Investigação e impactos do óleo no litoral nordestino

Resíduos radioativos

A maioria dos resíduos radioativos vem como resultado de usinas nucleares e reprocessamento de armas nucleares, mas também pode ser o subproduto de procedimentos médicos e industriais, mineração de carvão ou mineral ou processos de petróleo.

Todos os resíduos radioativos carregam o potencial de contaminação da água e do ar. O envenenamento por radiação pode causar danos genéticos graves e pode resultar em câncer.

Algumas formas de lixo radioativo podem levar milhares de anos para se decompor, então, uma vez que a contaminação ocorre, o problema geralmente vem para ficar.

Poluição do ar urbano

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 2,4 milhões de pessoas morrem todos os anos, principalmente por causa da poluição do ar. Áreas urbanas como Los Angeles, Mumbai, Cairo, Bejing, assim como muitas das cidades mais populosas do mundo têm a pior qualidade do ar.

A poluição do ar tem sido fortemente correlacionada com o aumento das taxas de asma, e a poluição dos automóveis tem uma forte ligação com as mortes relacionadas à pneumonia.

Um dos piores casos aconteceu em Londres em 1952, quando cerca de 8.000 pessoas morreram ao longo de alguns meses por causa de um único evento de poluição atmosférica.

Outro post do Notícias Concursos aborda o tema. Leia: Atualidades: Panorama geral sobre poluição do ar

Envenenamento por mercúrio

A maior parte da poluição de mercúrio artificial é emitida por usinas de carvão, mas o mercúrio também pode ser um subproduto da mineração de ouro, produção de cimento, produção de ferro e aço e eliminação de resíduos.

Uma vez no meio ambiente, o mercúrio pode se acumular no solo, na água e na atmosfera. É particularmente aparente na cadeia alimentar marinha. O consumo de peixe é de longe a fonte mais significativa de contaminação por mercúrio em humanos.

Alguns efeitos do envenenamento por mercúrio incluem função cognitiva prejudicada, insuficiência renal, perda de cabelo, dentes ou unhas e fraqueza muscular extrema.

Gases de efeito estufa

Os gases de efeito estufa mais comuns são vapor d’água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. O dióxido de carbono da queima de combustíveis fósseis aumentou muito desde a Revolução Industrial.

À medida que os gases do efeito estufa se acumulam na atmosfera, eles causam o aquecimento geral e as mudanças climáticas. Alguns dos efeitos profundos da rápida mudança climática incluem a elevação do nível do mar, a perda da biodiversidade e o derretimento da neve acumulada, que pode ameaçar o abastecimento de água doce do mundo.

Leia mais sobre isso – Para estudar já: 4 questões sobre efeito estufa e aquecimento global


E então, gostou de conhecer esta lista? Inclua esses temas em seus estudos sobre atualidades, pois são relevantes para as próximas provas. Até mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.