Biologia: Conceito de espécie pioneira e sucessão ecológica

Uma espécie pioneira é aquela que normalmente é a primeira a colonizar um ecossistema inóspito, ou seja, com poucas condições para a sobrevivência desses exemplares.

Essas plantas resistentes e espécies microbianas também são as primeiras a retornar a ambientes que foram interrompidos por eventos como incêndios florestais e desmatamento.

Assim que chegam, as espécies pioneiras começam a recuperação do ecossistema, tornando-o mais hospitaleiro para as espécies posteriores.

Isso normalmente é realizado por meio da estabilização do solo, enriquecimento de nutrientes, redução da disponibilidade de luz e exposição ao vento e moderação da temperatura.

Para sobreviver nessas condições, as espécies pioneiras geralmente são:

  1. Resistente o suficiente para resistir a ambientes hostis
  2. Fotossintético, devido à falta de nutrientes do solo
  3. Capaz de produzir um grande volume de sementes com altas taxas de dispersão
  4. Polinização pelo vento, devido à falta de insetos
  5. Capaz de sobreviver a longos períodos de dormência
  6. Amadurece cedo e depende de reprodução assexuada

Com o aumento da frequência dos incêndios florestais e as áreas desmatadas se expandindo em todo o mundo é mais importante do que nunca entender o que são as espécies pioneiras e seu papel na recuperação e no crescimento do ecossistema.

Espécies pioneiras e sucessão ecológica

A sucessão ecológica descreve as mudanças na estrutura das espécies que um ecossistema sofre ao longo do tempo.

Este é um processo gradual que pode ocorrer em um ambiente previamente árido (como no caso da sucessão primária), ou em uma área que foi limpa devido a uma perturbação grave (como na sucessão secundária).

As espécies pioneiras desempenham um papel integral nesses processos, preparando o ecossistema novo ou recentemente perturbado para comunidades mais complexas.

Sucessão primária

A sucessão primária ocorre em áreas sem plantas, animais, insetos, sementes ou solo – geralmente onde não havia uma comunidade anterior.

No entanto, esse tipo de sucessão pode ocorrer tecnicamente mesmo onde uma antiga comunidade foi perturbada ou removida – mas não pode haver qualquer matéria orgânica existente para qualificar como sucessão primária.

Fungos e líquenes são as espécies pioneiras mais comuns na sucessão primária porque têm a capacidade de quebrar minerais para formar o solo e, subsequentemente, desenvolver matéria orgânica.

Assim que espécies pioneiras colonizam a área e começam a construir solo, outras espécies – como gramíneas – começam a se mover.

A complexidade da nova comunidade aumenta à medida que mais novas espécies chegam, incluindo pequenos arbustos e, eventualmente, árvores.

Sucessão Secundária

Em contraste com a sucessão primária, a sucessão secundária ocorre depois que uma comunidade existente é perturbada – ou totalmente removida – por forças naturais ou artificiais.

Nesse caso, a vegetação é removida, mas o solo permanece. Isso significa que as espécies pioneiras na sucessão secundária podem começar a partir de raízes e sementes no solo residual.

Alternativamente, as sementes podem ser transportadas pelo vento ou por animais que visitam comunidades vizinhas.

Gramíneas, amieiros, bétulas e pinheiros são exemplos de plantas que começam uma sucessão secundária.

O comportamento da comunidade após uma perturbação depende de vários fatores, mas principalmente da natureza do ecossistema anterior à perturbação.

Dito isso, como a sucessão secundária começa com alguns remanescentes da comunidade original, a mudança normalmente ocorre muito mais rapidamente do que na sucessão primária.

Amieiros, bétulas e gramíneas são espécies pioneiras comuns nesses ambientes porque prosperam em condições de sol.

Fatores que podem impactar o desenvolvimento de uma comunidade durante a sucessão secundária:

  • Condição do solo. A qualidade geral do solo que permanece após uma perturbação pode ter um impacto substancial na sucessão secundária. Isso pode incluir tudo, desde o pH do solo até a densidade e composição do solo.
  • Matéria orgânica residual. Da mesma forma, a quantidade de matéria orgânica remanescente no solo após a perturbação afeta a velocidade de sucessão e os tipos de espécies pioneiras. Quanto mais matéria orgânica houver no solo, mais rápida será a sucessão secundária.
  • Bancos de sementes existentes. Dependendo de como a comunidade foi perturbada, as sementes podem permanecer no solo. Isso também é impactado pela proximidade da área de fontes externas de sementes – e pode levar a uma maior abundância de certas espécies pioneiras.
  • Organismos vivos residuais. Se raízes e outras estruturas de plantas subterrâneas sobreviverem ao distúrbio, a sucessão secundária ocorrerá mais rapidamente e de uma forma que reflita mais de perto o ecossistema original.

E então, o que achou desta matéria?

Não deixe de ler também – Agricultura Sustentável: Entenda esse ramo da Ecologia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.