Biologia: Características dos hormônios esteroides

Hormônios são moléculas produzidas e secretadas pelas glândulas endócrinas do corpo. Eles são liberados no sangue e viajam para outras partes do corpo, onde provocam respostas específicas de células específicas.

Os hormônios esteroides são derivados do colesterol e consistem em moléculas solúveis em lipídios. Podemos citar como exemplos de esteroides os hormônios sexuais (andrógenos, estrógenos e progesterona) produzidos pelas gônadas masculinas e femininas e hormônios das glândulas supra-renais (aldosterona, cortisol e andrógenos).

Continue neste artigo para entender como são os esteroides.

Leia mais – Biologia: O que estudar sobre hormônios

Principais características dos hormônios esteroides

Os hormônios esteroides são moléculas solúveis em gordura derivadas do colesterol. Eles são produzidos por certos órgãos e glândulas endócrinas e liberados na corrente sanguínea para atingir as células-alvo.

Conforme dito anteriormente, hormônios sexuais e os hormônios das glândulas supra-renais, como testosterona, estrogênios e cortisol são exemplos de hormônios esteroides.

Esses tipos de hormônios atuam nas células passando pela membrana celular, entrando no núcleo, ligando-se ao DNA e iniciando a transcrição do gene e a produção de proteínas.

Os anabolizantes são moléculas sintéticas que imitam a ação da testosterona. Lembrando que o uso ilegal e o abuso desses hormônios podem levar a uma série de consequências negativas para a saúde.

Como funcionam os hormônios esteroides

Os hormônios esteroides causam mudanças dentro de uma célula, passando primeiro pela membrana celular da célula-alvo. Os hormônios esteroides, ao contrário dos não esteroides, podem fazer isso porque são solúveis em gordura.

As membranas celulares são compostas por uma bicamada fosfolipídica que evita que as moléculas insolúveis em gordura se difundam para o interior da célula.

Uma vez dentro da célula, o hormônio esteroide se liga a um receptor específico encontrado apenas no citoplasma da célula- alvo . O hormônio esteroide ligado ao receptor então viaja para o núcleo e se liga a outro receptor específico na cromatina.

Uma vez ligado à cromatina, este complexo receptor de hormônio esteroide requer a produção de moléculas específicas de RNA chamadas RNA mensageiro (mRNA) por um processo chamado transcrição.

As moléculas de mRNA são então modificadas e transportadas para o citoplasma. As moléculas de mRNA codificam para a produção de proteínas por meio de um processo denominado tradução . Essas proteínas podem ser usadas para construirmúsculo .

Os hormônios esteroides são produzidos pelas glândulas supra-renais e gônadas. As glândulas supra-renais situam-se sobre os rins e consistem em uma camada externa do córtex e uma camada interna da medula. Os hormônios esteróides adrenais são produzidos na camada externa do córtex. As gônadas são os testículos masculinos e as femininas são os ovários.

Hormônios da glândula adrenal

  • Aldosterona: Este mineralocorticoide atua nos rins promovendo a absorção de sódio e água. A aldosterona auxilia na regulação da pressão arterial, aumentando o volume sanguíneo e a pressão arterial.
  • Cortisol: este glicocorticoide auxilia na regulação do metabolismo, estimulando a produção de glicose de fontes não carboidratos no fígado. O cortisol também é uma substância anti-inflamatória importante e ajuda o corpo a lidar com o estresse.
  • Hormônios sexuais: as glândulas supra-renais produzem pequenas quantidades do hormônio sexual masculino testosterona e do hormônio sexual feminino estrogênio.

Hormônios gonadais

  • Testosterona: esse hormônio sexual masculino é produzido pelos testículos e em pequenas quantidades nos ovários femininos. A testosterona é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos reprodutores masculinos e das características sexuais secundárias masculinas.
  • Estrogênios: Esses hormônios sexuais femininos são produzidos nos ovários. Eles promovem o desenvolvimento das características sexuais femininas e o crescimento do esqueleto.
  • Progesterona: esse hormônio sexual feminino é produzido nos ovários e é importante para a produção e manutenção do revestimento uterino durante a gravidez. Os níveis de estrogênio e progesterona também regulam o ciclo menstrual.

E então, gostou de saber sobre essa matéria?

Não deixe de ler também – Olimpíada Brasileira de Biologia 2021 está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (29)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.