Biologia: O que estudar sobre hormônios

Os hormônios regulam várias atividades biológicas, incluindo crescimento, desenvolvimento, reprodução, uso e armazenamento de energia e equilíbrio de água e eletrólitos. São moléculas que atuam como mensageiros químicos no sistema endócrino do corpo.

Os hormônios são produzidos por certos órgãos e glândulas e são secretados no sangue ou em outros fluidos corporais. A maioria é transportada pelo sistema circulatório para diferentes áreas, onde influenciam células e órgãos específicos.

A seguir vamos explanar sobre os principais tipos, os quais podem aparecer em provas diversas. Acompanhe!

Tipos de hormônios

Os hormônios podem ser classificados em dois tipos principais: peptídicos e esteroides.

Peptídicos

Os hormônios proteicos são compostos de aminoácidos. São solúveis em água e não conseguem atravessar a membrana celular.

Você também pode gostar:

Biologia: Características dos hormônios esteroides

As membranas celulares, por sua vez, contêm uma bicamada fosfolipídica que evita que as moléculas insolúveis em gordura se difundam para o interior da célula.

A saber, eles devem se ligar a receptores na superfície da célula, causando mudanças dentro da célula ao afetar enzimas dentro do citoplasma da célula.

Essa ligação inicia a produção de uma segunda molécula mensageira dentro da célula, que carrega o sinal químico dentro da célula. O hormônio do crescimento humano é um exemplo de hormônio peptídico.

Esteroides

Os esteroides são lipossolúveis e capazes de atravessar a membrana celular para entrar na célula. Eles se ligam às células receptoras no citoplasma e são transportados para o núcleo.

Então, o complexo hormônio esteroide-receptor se liga a outro receptor específico na cromatina dentro do núcleo. O complexo exige a produção de certas moléculas de RNA chamadas moléculas de RNA mensageiro (mRNA), que codificam a produção de proteínas.

A saber, os esteroides fazem com que certos genes sejam expressos ou suprimidos influenciando a transcrição gênica dentro de uma célula.

Os hormônios sexuais (andrógenos, estrógenos e progesterona), produzidos pelas gônadas masculinas e femininas , são exemplos de esteroides.

E então, o que achou do artigo? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Alimentos oleaginosos e frutos do mar aumentam o “hormônio do amor”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.