Células-tronco: Tópicos para você estudar

As células-tronco consistem em células únicas do corpo, pois não são especializadas e têm a capacidade de se desenvolver em vários tipos diferentes de células.

Eles são diferentes das especializadas, como as do coração ou do sangue, por exemplo. Afinal, podem se replicar muitas vezes, por longos períodos de tempo. Essa capacidade é conhecida como proliferação.

Ao contrário de outras células, as células estaminais também têm a capacidade para diferenciar ou desenvolver em células especializadas para específicos de órgãos ou de se desenvolver em tecidos.

Em alguns tecidos, tais como o músculo ou cérebro de tecido, as células estaminais podem ainda regenerar a ajuda na substituição das células danificadas.

Investigação sobre células estaminais tenta tirar vantagem das propriedades de renovação das células-tronco, utilizando-as para gerar células para reparo de tecidos e tratamento de doenças.

Onde são encontradas?

Elas vêm de várias fontes no corpo. Os nomes das células abaixo indicam as fontes das quais se derivam.

Células-tronco embrionárias

Essas células-tronco vêm de embriões em estágios iniciais de desenvolvimento. Eles têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula nos estágios iniciais de desenvolvimento e tornam-se um pouco mais especializados à medida que amadurecem.

Células-tronco fetais

Essas células-tronco vêm de um feto. Por volta das nove semanas, um embrião em maturação entra no estágio fetal de desenvolvimento. As células-tronco fetais são encontradas em tecidos fetais, sangue e medula óssea. Eles têm o potencial de se desenvolver em quase qualquer tipo de célula.

Do cordão umbilical

Essas células-tronco se derivam do sangue do cordão umbilical. As do cordão umbilical se assemelham às encontradas nas células mais maduras ou adultas. São especializadas que se desenvolvem em tipos específicos de células.

Da placenta

Essas células-tronco estão contidas na placenta. Assim como as do cordão umbilical, essas células são especializadas que se desenvolvem em tipos específicos de células. As placentas, entretanto, contêm várias vezes mais células-tronco do que os cordões umbilicais.

Adultas

Essas células-tronco estão presentes em tecidos corporais maduros em bebês, crianças e adultos. Eles também podem ser encontrados nas células do sangue do cordão umbilical e fetal.

As adultas são específicas de um determinado tecido ou órgão e produzem as células desse tecido ou órgão específico. Essas células-tronco ajudam a manter e reparar órgãos e tecidos ao longo da vida de uma pessoa.

E então, você conhecia essas definições sobre células-tronco?

Não deixe de ler também – Biologia celular: Conheça as principais características

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.