Daqui a exatamente uma semana, o Governo Federal iniciará os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio Brasil. A nova rodada de repasses ainda não terá o impacto das mudanças propostas pela PEC dos Benefícios. De qualquer modo, o Ministério da Cidadania sinaliza que novas entradas serão permitidas nos próximos dias.
Segundo a pasta, o fenômeno acontece por causa do fluxo normal do Auxílio Brasil. Todos os meses, o projeto social do Governo Federal realiza novas seleções independente da PEC dos Benefícios. Entre os meses de maio e junho, por exemplo, estima-se que mais de 10 mil pessoas entraram na folha de pagamentos.
Os números do mês de julho ainda não foram oficialmente divulgados pelo Ministério da Cidadania. No entanto, a pasta indica que poderá inserir mais pessoas nos próximos dias justamente por conta da alta demanda que o sistema vem registrando nas últimas semanas.
Mesmo que o Ministério ainda não tenha divulgado oficialmente os números totais, qualquer cidadão pode conferir se o seu nome está na lista de julho. Basta abrir o app oficial do Auxílio Brasil, inserir os seus dados pessoais e verificar a sua situação. A atualização dos dados do app para este mês já foi iniciada.
📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!
QUERO ENTRAR AGORA →Oficialmente, os pagamentos de julho terão início no próximo dia 18. Na ocasião, as pessoas que receberão são aquelas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. A lógica de repasses segue basicamente a mesma, com as liberações acontecendo sempre nos 10 últimos dias úteis do mês.
Fila de espera
Um dos trechos da PEC dos Benefícios que circula no Congresso Nacional prevê a inclusão de mais de 1 milhão de pessoas na folha de pagamentos do Auxílio Brasil. Em caso de aprovação, o total de usuários poderia subir para quase 20 milhões de cidadãos.
O objetivo do Governo Federal é justamente tentar acabar com a chamada fila de espera. Trata-se de uma lista que reúne os nomes das pessoas que cumprem todos os requisitos de entrada no programa, mas que mesmo assim não conseguem receber nada.
Todavia, o objetivo de acabar com a fila de espera não deve ser concretizado em julho. Como dito, o ritmo de seleções para este mês seguirá o fluxo normal como visto nos meses anteriores.
Assim, mesmo que o Governo Federal realize novas entradas neste mês de julho, é muito pouco provável que eles consigam inserir todas as pessoas que estão na fila de espera de uma só vez. Segundo o Ministério da Economia, não existiria espaço no orçamento para esta manobra.
A PEC que muda os Auxílios
A PEC dos Benefícios prevê mudanças não apenas no Auxílio. O texto também indica aumento nos valores pagos no vale-gás nacional e a criação de outros projetos como um voucher de R$ 1 mil para os caminhoneiros, por exemplo.
O Senado Federal já aprovou o texto da PEC. Agora, o documento está em tramitação na Câmara dos Deputados. Mesmo que os parlamentares consigam aprovar o documento nesta semana, as possíveis mudanças só passariam a valer a partir de agosto.













