BC corta taxa Selic para 11,75% ao ano. Veja o que muda

Este foi o quarto corte seguido da Selic, o terceiro seguido de 0,50 ponto. Taxa vai fechar ano em 11,75%

Como esperado, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa básica de juros, conhecida como Selic, em 0,5 ponto percentual. A decisão foi confirmada no final da tarde desta quarta-feira (13), logo depois da conclusão da reunião entre os diretores.

Com isso, a taxa básica de juros que estava em 12,25%, passou para 11,75% ao ano. Como não há mais previsão de reuniões do Copom em 2023, é possível afirmar que este é o patamar final da Selic para este ano.

Esta foi a quarta decisão de corte na taxa Selic feita pelo Banco Central (BC) este ano. As quedas começaram a ter força no último mês de agosto. Hoje, a decisão pelo corte de 0,50 ponto foi unânime, ou seja, todos os diretores da que participaram da reunião concordaram que este seria o ritmo correto de queda neste momento.

Sequência de quedas

A sequência de quedas vai continuar em 2024? Ao menos de acordo com o relatório da reunião, a resposta é sim. Os diretores sinalizaram que deverão realizar mais reduções de mesma intensidade nas próximas reuniões, ou seja, no mínimo nos meses de janeiro e março de 2024.

Esta sinalização, no entanto, frustrou o governo federal, que vinha pressionando nos últimos dias para que ao menos uma sinalização de cortes maiores fosse feita. Não aconteceu. A expectativa é de novas reduções na casa dos 0,5 ponto.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, disse o comitê.

“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, expectativas de inflação com reancoragem apenas parcial [convergindo parcialmente em direção às metas] e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária”, seguiu a nota.

E o que a Selic tem a ver comigo?

Mas afinal de contas, o que uma decisão tomada em uma sala reservada por alguns poucos diretores tem a ver com a sua vida? Muita coisa. A definição da taxa Selic estabelece o total de juros que você vai pagar quando faz uma compra no cartão de crédito, por exemplo.

A Selic é a taxa básica de juros do país. Ela serve de base para todos os juros que são cobrados em várias modalidades de aquisição no Brasil. É o caso, por exemplo, do consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nos últimos meses, a taxa máxima de juros foi reduzida justamente por causa das quedas na Selic.

BC corta taxa Selic para 11,75% ao ano. Veja o que muda
Redução da Selic foi confirmada nesta quarta-feira (13). Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Impacto para o consignado do INSS

A partir desta quarta-feira (13), aliás, o consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com um novo teto máximo de juros. Todos os contratos de empréstimo para esta modalidade feitos a partir de hoje não podem ultrapassar uma marca de 1,80% ao mês.

A redução do teto máximo de juros do consignado do INSS foi uma decisão tomada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) na última semana. A medida também já foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Previdência, no último dia 6 de dezembro.

Para o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), as reduções na Selic motivam as reduções no teto de juros do consignado. Em entrevistas recentes, ele vem afirmando que toda vez que a Selic cair, o teto de juros do consignado vai cair também.

“O Ministério da Previdência Social tem, de forma reiterada, respondido às demandas e argumentos das entidades que representam as instituições financeiras, nas questões relacionadas ao teto da taxa de juros nas operações de crédito consignado.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.