BC anuncia a elevação da taxa Selic para 6,25%

Conforme informações oficiais do Banco Central, em sua 241ª reunião, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 6,25% a.a. Veja mais detalhes!

Elevação da Taxa Selic para 6,25% a.a.

Conforme informações oficiais do Banco Central, em sua 241ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 6,25% a.a.

Sendo assim, a atualização do cenário básico do Copom pode ser descrita com as seguintes observações:

O aperto das condições monetárias em diversas economias emergentes

No cenário externo observam-se dois fatores adicionais de risco para o crescimento das economias emergentes. Primeiro, reduções nas projeções de crescimento das economias asiáticas, refletindo a evolução da variante Delta da Covid-19. 

Os estímulos monetários de longa duração e a reabertura das principais economias ainda sustentam um ambiente favorável

Segundo, o aperto das condições monetárias em diversas economias emergentes, em reação a surpresas inflacionárias recentes. No entanto, os estímulos monetários de longa duração e a reabertura das principais economias ainda sustentam um ambiente favorável para países emergentes, ressalta o BC.

 Questionamentos dos mercados a respeito dos riscos inflacionários nas economias avançadas 

Sendo assim, o Comitê mantém a avaliação de que questionamentos dos mercados a respeito dos riscos inflacionários nas economias avançadas podem tornar o ambiente desafiador para países emergentes. 

Atividade econômica brasileira e a evolução positiva 

Em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do PIB do segundo trimestre, assim como os indicadores mais recentes, continua mostrando evolução positiva e não enseja mudança relevante para o cenário prospectivo, o qual contempla recuperação robusta do crescimento econômico ao longo do segundo semestre. 

Inflação elevada 

Conforme informa o BC, a inflação ao consumidor segue elevada. A alta nos preços dos bens industriais – decorrente de repasses de custos, das restrições de oferta e do redirecionamento da demanda em direção a bens – ainda não arrefeceu e deve persistir no curto prazo.

A gradual normalização da atividade no setor

 Ademais, nos últimos meses os preços dos serviços cresceram a taxas mais elevadas. Assim, refletindo a gradual normalização da atividade no setor, dinâmica que já era esperada. Adicionalmente, persistem as pressões sobre componentes voláteis como alimentos, combustíveis e, especialmente, energia elétrica, que refletem fatores como câmbio, preços de commodities e condições climáticas desfavoráveis, informa o Banco Central do Brasil. As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação.

Caso queira entender melhor a Taxa Selic, e seu impacto na economia nacional, clique no destaque. É importante o acompanhamento desses índices oficiais para que se possa observar o melhor momento para realizar uma compra, por exemplo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.