Banco do Brasil SUSPENDE crédito para pessoas com deficiência

Crédito BB Acessibilidade está oficialmente suspenso desde o último dia 1º de agosto. Financiamento ajudava pessoas com deficiência

O Banco do Brasil decidiu suspender o sistema do chamado BB Acessibilidade. De acordo com informações oficiais, o empréstimo está suspenso desde o último dia 1º de agosto. O projeto ajudava no financiamento de tecnologia assistiva para pessoas com algum tipo de deficiência, como cadeirantes, por exemplo.

Conhecida pela oferta com juros mais baixos, já que a linha era subsidiada pelo Governo Federal e existia uma isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O sistema existia desde 2012, e contava até aqui com mais de 99 mil operações contratadas, com os desembolsos já maiores do que R$ 812 milhões.

Informações de bastidores colhidas pelo jornal Folha de São Paulo indicam que a linha pode se retomar após análises do Banco do Brasil. Em nota, a instituição disse que “o crédito foi suspenso em razão das discussões em curso sobre as suas condições financeiras”. O banco disse ainda que as tratativas estariam em estágio avançado.

De qualquer forma, a instituição ainda não revela um prazo para que a linha volte a funcionar. Cidadãos que estavam em processo de pedido de crédito relatam decepção pela suspensão do empréstimo. Parte dos usuários já estavam finalizando o procedimento e aguardavam apenas a liberação. Agora, eles terão que esperar um pouco mais.

Especialistas afirmam que a suspensão do crédito em questão poderia ser uma violação de normas constitucionais. Sobre o assunto, o Banco do Brasil afirma que “questionamentos sobre a estratégia das instituições financeiras em relação a linhas de crédito ou a outros produtos financeiros específicos deveriam ser direcionados às respectivas instituições”.

Consignado do Auxílio Brasil

Conforme informações de bastidores, a diretoria do Banco do Brasil está focada agora na questão do consignado do programa Auxílio Brasil. O empréstimo já foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

De todo modo, o Banco do Brasil ainda não confirma qual será a taxa de juros para o consignado. Informações de bastidores dão conta que o número só será definido depois que o Ministério da Cidadania apresentar a regulamentação do texto do crédito.

Ainda não há um prazo para esta liberação. Em entrevista nesta semana, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse que vai  divulgar a regulamentação do consignado “em breve”, mas evitou falar em datas.

Além do Banco do Brasil

Em declaração nesta terça-feira (9), a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, confirmou que o banco vai oferecer o consignado do Auxílio Brasil e garantiu que a instituição ofertará os juros mais baixos do mercado.

“O que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco”, disse Daniella Marques.

Ela garantiu ainda que trabalhará para evitar que as pessoas criem mais dívidas. “A gente quer fazer um trabalho educativo muito grande para não gerar um estímulo ao endividamento das famílias”, disse ela durante a entrevista coletiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.