Clientes do Banco do Brasil podem transferir dinheiro de outros bancos sem sair do app

Os clientes do Banco do Brasil (BB) são os primeiros a poder realizar transações financeiras de outras instituições sem sair do aplicativo do próprio banco. Desde a sua criação, a instituição vem inovando o mercado financeiro com diversas novidades. O serviço de iniciação de pagamentos via PIX é uma delas, no qual foi lançado nesta semana.

De acordo com o Banco do Brasil, a instituição “foi o primeiro grande banco a ser habilitado a operar como instituição ITP (iniciador de transações de pagamento) e passa a ser também o primeiro banco a ofertar essa possibilidade associada a outro serviço”.

Open Finance

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, um dos maiores erros que um banco pode cometer hoje em dia, é se manter fora do Open Finance. Segundo Ribeiro, 90% dos usuários que deram o opt-in para o open finance com o banco público, puderam ter acesso a produtos mais customizados. A partir disso, o banco se tornou mais assertivo na oferta de produtos.

Além disso, o presidente informou ainda que o Open Finance possibilitou a criação de novos modelos de negócio, como banco e como uma plataforma. Isso pode ser visto atualmente com a criação do marketplace que possui atualmente 27 redes varejistas. No primeiro ano, o mecanismo R$ 430 milhões de receita para os parceiros, estes repassaram 9% a 10% das vendas ao banco.

Com a entrada do Banco do Brasil na Lei de Proteção de Dados Pessoais, a instituição teve 9,2 milhões de requisições de dados feitas por clientes. Sendo que, 0,02% dessas foram realizadas na rede física e 99,8% por meio da central de privacidade que está dentro do aplicativo.

Outro executivo do Banco do Brasil, Luiz Fernando Ferreira, assistente-geral da unidade de segurança institucional, informou que nos dias atuais, 70% das transações dos correntistas são realizadas por via digital. Sendo que 56% dessas são por mobile e 14% na Internet Banking.

Detalhes do novo mecanismo do Banco do Brasil

Para realizar a operação, basta acessar o “Minhas Finanças Multibancos” que possibilita aos usuários que compartilharam dados com o Banco do Brasil via Open Finance a consulta de extratos de contas em qualquer banco. A primeira fase dessa ferramenta permite a transferência de recursos para 18 instituições financeiras.

Para isso, o usuário do aplicativo deve acessar, no menu do Open Finance, a opção de “Receber e transferir de outras instituições”. Essa opção também pode ser acessada diretamente na solução Minhas Finanças, no “Extrato Multibanco. Neste espaço, o banco identifica se possui ou não um saldo em uma conta de outro banco. Além disso, nesta aba, o banco aciona a opção de transferência para o Banco do Brasil.

Para aderir ao Open Finance, basta acessar o aplicativo do próprio Banco do Brasil e encontrar as opções de cadastro. Contudo, a adesão anterior ao compartilhamento de dados, não é considerado um pré-requisito para utilizar o iniciador de pagamentos. A autorização para a nova ferramenta ocorre durante o processo de transferência, pela autenticação e confirmação do cliente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.