Banco Central: pontos relevantes do Relatório Trimestral de Inflação 

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o Relatório Trimestral de Inflação do primeiro trimestre de 2022.​​​ Confira trechos relevantes!

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o Relatório Trimestral de Inflação do primeiro trimestre de 2022. Confira trechos relevantes!

Banco Central: pontos relevantes do Relatório Trimestral de Inflação 

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), no cenário externo, o ambiente se deteriorou substancialmente. O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial, destaca a instituição.

O choque de oferta decorrente do conflito 

Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas. 

Produto Interno Bruto (PIB)

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2021 apontou crescimento acima do esperado. 

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que, apesar de indicadores mensais mostrarem recuo da atividade em janeiro, espera-se recuperação em fevereiro e março com a melhora da pandemia. A surpresa observada no PIB do quarto trimestre e o resultado esperado para o primeiro trimestre favorecem a projeção de crescimento no ano, destaca o Banco Central do Brasil (BCB) em recente divulgação.

A agropecuária e as atividades econômicas

Adicionalmente, mantém-se perspectiva favorável para alguns setores específicos, como a agropecuária e as atividades econômicas que ainda estão em processo de recuperação dos impactos negativos da pandemia. 

Escassez de matéria-prima 

Em sentido oposto, as informações disponíveis sugerem que a escassez de matéria-prima ainda é um fator limitante para a indústria e que a recomposição de estoques não deve contribuir significativamente para a demanda do setor em 2022. O risco fiscal elevado e o processo de aperto monetário em curso continuam impactando as condições financeiras atuais e, consequentemente, a atividade econômica corrente e futura, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). 

A elevação dos preços de commodities e dos preços de produtos importados 

O elevado nível corrente de incerteza econômica doméstica atua na mesma direção. A elevação dos preços de commodities e dos preços de produtos importados – especialmente desde a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia ?, embora atenuada pela recente apreciação do real, pode ser considerada um novo choque de oferta do ponto de vista da economia doméstica, com impacto altista sobre a inflação e negativo sobre a atividade econômica no curto prazo.

A projeção de crescimento para o PIB em 2022 foi mantida em 1,0%

De acordo com documento divulgado oficialmente do Banco Central do Brasil (BCB), nesse contexto, a projeção de crescimento para o PIB em 2022 foi mantida em 1,0%. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.