Como escolher a pedra ideal para pia da cozinha

Confira os tipos de materiais para escolher sua pia sem erros

Na hora de finalizar sua obra, é preciso muita atenção nas escolhas que fizer. A pedra da sua bancada e da pia deve ser além de bonita, clara, resistente e funcional. Veja agora algumas dicas incríveis de como escolher a pedra ideal para pia da cozinha. Aproveite as dicas e deixe sua cozinha renovada e incrível. 

Quais as opções de pedras disponíveis no mercado?

Dica para escolher pedra para pia da cozinha -- Reprodução Canva
Dica para escolher pedra para pia da cozinha — Reprodução Canva

Na hora de escolher a pedra para sua pia ou bancada, você deverá levar em conta alguns fatores que abordaremos logo mais. 

É importante conhecer e saber quais as características que cada pedra tem para, então, poder fazer sua escolha naquela que mais se encaixa com seu gosto ou estilo de vida.

Dentre as variações, temos as opções seguintes:

  • Granito;
  • Quartzo;
  • Mármore composto;
  • Aço inox;
  • Acrílico;
  • Laminados;
  • Madeira;
  • Vidro;
  • Porcelanato;
  • Concreto;
  • Azulejo;
  • Pastilhas.

Como escolher qual o melhor material para mim?

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher a pedra ideal para pia da cozinha:

  • Primeiramente: você tem disponibilidade para sempre estar secando a pia e não deixando nada se acumular para não evitar as manchas? 
  • Em segundo lugar: você usa bastante a cozinha? Todos os dias há preparo de alimentos?
  • Por fim: quanto você tem para investir nessa pedra?

Respondendo essas perguntas, você já chegará bem próximo da resposta do enunciado deste tópico.

Quais os materiais mais utilizados nas cozinhas?

Algumas pedras são mais utilizadas que outras e os motivos são diversos. Seja desde preço de compra e instalação, como a estética do acabamento, ou um acabamento mais fino e delicado.

As pedras de cozinha podem ser completamente naturais ou uma combinação de pedras naturais e aditivos sintéticos. 

Enquanto o natural tem desenhos e texturas diferentes, o sintético é liso e uniforme. No entanto, as diferenças vão muito além da aparência estética. Conhecer cada tipo de pedra de bancada é essencial para pesar os prós e contras de cada material. Abaixo, apresentamos as principais pedras utilizadas na cozinha planejada.

1 – Granito

Essa é, antes de tudo, uma pedra relativamente barata em relação a grande maioria, tolera bem as altas temperaturas e não mancha com os respingos de água.

Sua textura pode oferecer uma certa porosidade, porém o seu aspecto pode ser bem marcante em relação às cores. Por isso, na hora de decorar com essa peça, pense bastante se os demais itens dos cômodos à volta conversam com essa opção.

2 – Mármore

Um pouco mais nobre que o granito, essa peça reproduz o granito com um toque mais suave e delicado. Contudo, porém, seu uso é limitado, já que costuma gerar bastante riscos na superfície.

3 – Mármore composto

Silestone é uma pedra técnica, também conhecida como mármore composto por ser formada de quartzo e resina de poliéster. Além disso, tem um visual elegante e está disponível em uma variedade de cores, sendo o branco o mais tradicional. Em termos de resistência a riscos e manchas, a sílica é a melhor escolha para granito e mármore, por conta de sua baixa porosidade. Ainda assim, objetos quentes, como panelas e frigideiras, devem ser manuseados com cuidado devido à resina.

4 – Porcelanato

Mais conhecido como tinta de cozinha, o azulejo também pode ser usado para bancadas. 

No entanto, ao contrário de outras pedras, não pode ser instalado diretamente nos móveis. Ou seja, é necessária uma estrutura metálica específica para mantê-la no lugar. Essa bancada de cerâmica é uma opção interessante para bancadas de cozinha com pias, por ser um material de baixa porosidade e fácil manutenção. No entanto, é necessário levar em conta que o porcelanato não é tão resistente a impactos quanto outras pedras.

Como escolher a pedra ideal para minha cozinha?

Avalie inicialmente a estética, que é o que mais varia de um material para outro. Essa análise deve levar em conta os outros móveis da casa e a harmonia com sua cozinha como um todo. 

Leve em consideração a extensão dessa bancada, pois esse fator influencia diretamente na estética e, principalmente, no valor a ser desembolsado.

Se você busca por praticidade, o ideal é que sua pedra seja o menos porosa possível. Dessa forma, vai evitar riscos e manchas no decorrer do uso.

Além disso, não deixe de ir conhecer o material pessoalmente. O toque, a sensação que o contato físico com a pedra traz, é um fator determinante na escolha. Só assim é que você saberá qual o melhor material para construir a bancada ou pia dos seus sonhos, não é mesmo? Você pode até ficar perdido no caminho, com tantas opções maravilhosas!

Por fim, esperamos que com essas dicas você faça uma excelente escolha, e deixe sua casa funcional e prática. Além de ainda mais bonita e aconchegante!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.