Banco Central: a análise do perfil de risco e retorno

Entenda a análise do perfil de risco e retorno do Banco Central do Brasil (BCB), de acordo com informações oficiais. Confira!

O Banco Central do Brasil (BCB) compara o perfil de risco e o retorno dos investimentos das reservas internacionais no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2021, com algumas classes de ativos, de acordo com informações oficiais da instituição em documento oficial divulgado em março de 2022. 

Banco Central: a análise do perfil de risco e retorno

O horizonte de investimento do Banco Central do Brasil (BCB) é de longo prazo, e a análise do perfil de risco e retorno é feita com base em valores mensais, a partir da disponibilidade de dados no sistema gerencial. 

O retorno médio e o desvio-padrão anualizados

O Banco Central do Brasil (BCB) apresenta o retorno médio e o desvio-padrão anualizados com base em dados mensais de forma concreta através de documento oficial divulgado recentemente, em março de 2022.

Os títulos do Tesouro norte-americano

Os títulos do Tesouro norte-americano estão representados pelos índices de 1 a 3 anos de vencimento (EUA 1-3), de 3 a 5 anos de vencimento (EUA 3-5) e por toda a curva (EUA). 

Índices de títulos dos governos de diversos países

São apresentados, também, índices de títulos dos governos da Alemanha, do Reino Unido, do Canadá, da Dinamarca, da Suécia, da Austrália, da China e do Japão, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Índices S&P 500, Euro Stoxx 50 e S&P GSCI Total Return Commodities

Adicionalmente, foram incluídas as séries de ouro, do índice Bloomberg de MBS taxa fixa e dos índices S&P 500, Euro Stoxx 50 e S&P GSCI Total Return Commodities. 

A relação entre risco e retorno da aplicação das reservas internacionais

Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), é possível verificar a relação entre risco e retorno da aplicação das reservas internacionais e compará-la aos índices listados, tendo o dólar norte-americano como moeda-base. 

GRC (Governança, Risco e Compliance)

Os resultados obtidos são consistentes com a política de investimento e com a preferência de risco e retorno do GRC (Governança, Risco e Compliance), destaca o Banco Central do Brasil (BCB) através de recente documento divulgado na sua plataforma oficial.

Acompanhe as informações oficiais através de fontes confiáveis

O Banco Central do Brasil (BCB) divulga periodicamente informações importantes através de documentos e análises oficiais. Por isso, a plataforma da instituição é uma relevante fonte de informações para o cidadão, considerando a economia atual e os diversos fatores que impactam a inflação, e, por conseguinte, o fluxo de oferta e demanda.   

Assim sendo, é importante que o cidadão acompanhe as informações oficiais através de fontes confiáveis como o site do Banco Central do Brasil (BCB), da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e outros órgãos oficiais do governo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.