Auxílio-taxista: Governo anuncia número de usuários do benefício

Na tarde desta segunda-feira (15), o Governo Federal divulgou mais detalhes sobre os números dos pagamentos do auxílio-taxista

Na véspera dos pagamentos do programa auxílio-taxista, o Governo Federal divulgou novos detalhes sobre a liberação do benefício social. Em entrevista coletiva, membros do Planalto disseram que 245.233 trabalhadores estão aptos ao recebimento do saldo neste mês de agosto. A Dataprev chegou ao número depois de uma triagem que contava inicialmente com mais de 300 mil nomes.

Vale lembrar que estes mais de 245 mil motoristas de táxi residem em cidades que enviaram os seus dados para o Ministério do Trabalho na primeira janela de seleção. Este intervalo aconteceu entre os dias 25 de julho e 2 de agosto deste ano. Cidadãos que residem em cidades que enviaram as informações na segunda janela, só receberão a partir do dia 30 de agosto.

Nesta terça-feira (16), o Governo Federal pretende realizar uma espécie de liberação dupla. São dois pagamentos em uma mesma data. Os indivíduos receberão ao mesmo tempo os repasses dos meses de julho e de agosto. Veja abaixo no calendário:

1ª Parcela: 16 de agosto
2ª Parcela: 16 de agosto
3ª Parcela: 24 de setembro
4ª Parcela: 22 de outubro
5ª Parcela: 26 de novembro
6ª Parcela: 17 de dezembro

O Ministério do Trabalho disse ainda que os usuários não precisam correr para movimentar a quantia no exato dia do recebimento do benefício. Cada cidadão tem um prazo de 90 dias, ou seja, três meses para realizar a movimentação da quantia. Depois deste prazo, o Governo Federal ficará livre para pegar o saldo de volta.

Assim como antecipado por veículos de imprensa, o Ministério confirmou que a movimentação do benefício poderá ser feita através da conta poupança social digital. Dessa forma, o cidadão pode usar o sistema do Caixa Tem para pagar contas no formato de boletos, realizar transferências para outras contas, e até mesmo gerar códigos para saques.

Como fazer a consulta

Qualquer cidadão já pode conferir se o seu nome está nesta primeira rodada de pagamento do auxílio-taxista. Basta abrir o Portal Emprega Brasil, e usar o seu cadastro no sistema Gov.br. O indivíduo precisa inserir o seu CPF e a senha.

Dentro do portal, o motorista precisa clicar na opção Consulta do Benefício TAC-Taxista. Outra opção é usar o app da Carteira de Trabalho Digital e ir para aba Benefícios. O Ministério informa que mesmo as pessoas que já possuem o app baixado no celular, precisam baixar uma atualização.

Neste momento inicial de consulta, o app apenas está disponível para celulares com sistema Android. Pessoas com celulares iOS ainda não conseguem fazer o download. De toda forma, o Governo afirma que trabalha nesta atualização.

Auxílio-taxista

O Auxílio-taxista é um programa social de autoria do Governo Federal que já foi oficialmente aprovado pelo Congresso Nacional. O projeto faz parte do sistema da PEC dos Benefícios, texto que libera R$ 41 bilhões em verba para uso do Planalto.

Quando estava em tramitação no Congresso Nacional, alguns parlamentares chegaram a cogitar a possibilidade de inserir os motoristas de Uber no grupo de usuários atendidos. Contudo, o dispositivo não chegou a ser aprovado, e apenas os taxistas podem receber o dinheiro.

O Governo Federal ainda não bateu o martelo quanto ao valor dos pagamentos do programa. Afinal de contas, ainda falta a segunda rodada de análises dos perfis enviados pelas prefeituras. De qualquer forma, é provável que o saldo final seja de R$ 1 mil por trabalhador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.