Auxílio: saque para nascidos em janeiro será liberado no dia 31

O Governo Federal está começando neste domingo (16) os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial. Como é de costume, a liberação do dinheiro está acontecendo primeiro para os trabalhadores informais que nasceram no mês de janeiro.

No entanto, essas pessoas ainda não poderão retirar esse dinheiro no banco. De acordo com o calendário oficial da própria Caixa Econômica Federal isso só deve acontecer no próximo dia 31 de maio. Só a partir daí é que esse grupo de beneficiários vai poder de fato receber o montante no caixa.

Neste momento, a liberação desse dinheiro permite que as pessoas realizem procedimentos como pagamentos de contas e compras por meio do cartão virtual. Tudo isso deve ser feito pelo aplicativo oficial do Caixa Tem. É por lá portanto que esses trabalhadores podem fazer essa movimentação.

Nas redes sociais, muita gente critica essa regra que separa as datas de liberação e de saque do dinheiro. Em alguns casos, por exemplo, as pessoas não podem movimentar essa quantia porque não possuem acesso livre aos dispositivos com internet.

Dessa forma, dá para dizer que os cidadãos que não possuem internet precisarão esperar até o próximo dia 31 de maio para conseguir pegar esse dinheiro. A Caixa Econômica afirmou que isso só acontece por uma questão de segurança dos próprios trabalhadores.

Data do saque

De acordo com o banco, se a liberação desse saque acontecesse na mesma data da liberação do dinheiro de forma digital, provavelmente haveria uma espécie de colapso nas agências. Isso porque, ainda de acordo com a Caixa, as pessoas acabariam formando várias filas nos pontos físicos.

Vale lembrar que o Brasil ainda está passando por um período de pandemia do novo coronavírus. De acordo com os dados oficiais das secretarias estaduais de saúde, o país registra até este momento a marca dos 430 mil mortos. É portanto um dos países que mais estão sofrendo com a doença.

A Caixa disse ainda que cada vez mais pessoas estão optando por gastar o dinheiro do Auxílio via app do Caixa Tem mesmo. De acordo com informações dos próprios superintendentes do banco, quase 70% dos beneficiários do programa usam o aplicativo para movimentar o dinheiro.

Valor

O Governo Federal começou os pagamentos do novo Auxílio Emergencial ainda no último mês de abril. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo benefício, mais de 39 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do programa.

Além disso, o Ministério também explicou que esse novo projeto está fazendo pagamentos de quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150  R$ 375. O Governo vem recebendo diversas críticas por causa desses valores. No entanto, membros do Palácio do Planalto dizem que não podem aumentar essas quantias.

Sobre as datas dos saques, a Caixa disse que a equipe do banco estuda antecipar esses prazos para a retirada do dinheiro nos caixas. Seria portanto algo semelhante com o que eles fizeram ainda no último mês. No entanto, ainda não há nada de oficial sobre isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.