Saiba Como Elaborar o Resumo do Currículo

 Resumo do currículo – Inserir ou não?

O resumo do currículo deve ser inserido no início do documento, logo depois dos seus dados pessoais.

É importante que você faça o resumo caso queira destacar alguns pontos. Todavia, se atente para que direcione esse resumo de forma coerente dentro das descrição das atividades de suas experiências profissionais.

Resumo coerente com a descrição das atividades 

Pois, alguns candidatos colocam dados importantes no resumo e não descrevem esses pontos na sua experiência profissional e isso pode ser uma falha.

O resumo pode ser viável para um primeiro emprego, bem como para quem ficou muito tempo em um emprego único. Pois, é possível se apresentar e destacar seus pontos fortes. 

Para quem ficou muito tempo em um mesmo emprego

Sendo assim, o resumo do currículo pode ser viável para quem ficou muito tempo em um mesmo emprego. Pois é possível se apresentar e destacar suas habilidades. No resumo do currículo pode ser interessante inserir promoções e lideranças de equipe.

Suas habilidades e competências são pontos importantes para que conste no resumo do seu currículo. Sendo assim, procure inserir suas habilidades, competências, corroborando-os com resultados de suas empresas anteriores. 

Exemplifique resultados alcançados na empresa anterior 

Por exemplo, pode citar que possui liderança de equipe, e atingiu a meta de vendas da empresa por anos. Além disso, atualizava constantemente o funil de vendas, por exemplo.  

Resumo de currículo para quem não possui experiência profissional 

Já para quem não possui experiência profissional, pode inserir suas facilidades e objetivos. Pode citar que possui facilidade de aprendizado, saber trabalhar em equipe, pretende estudar determinado curso etc.

Por isso, o resumo precisa ser algo que realmente torne o seu material atrativo, ao passo que deve fazer sentido dentro da sua trajetória e objetividade profissional. 

Profissional que passou por várias empresas 

Além disso, para profissionais que tiveram várias experiências profissionais o resumo do currículo pode ser importante. Da mesma forma, deve inserir suas habilidades e competências, exemplificando resultados e projetos relevantes. 

Pontos positivos, capacidades e habilidades profissionais 

O resumo do currículo objetiva demonstrar seus pontos positivos e suas capacidades pertinentes para a empresa. Por isso, seus resultados, promoções, facilidades podem ser inseridos de forma direcionada. 

Bem como, vivências no exterior, programas de intercâmbio e trabalhos voluntários podem ser informados dentro do seu currículo.

Veja algumas dicas para elaborar seu currículo e saiba a melhor maneira de se comportar durante a entrevista de emprego. Boa sorte na sua trajetória profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.