Auxílio no valor de R$ 150 é confirmado; veja como receber

O Governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu prorrogar oficialmente um auxílio emergencial estadual. Trata-se portanto do Bolsa Presença Bahia. Esse é um projeto que envia parcelas mensais de R$ 150 para algo em torno de 311 mil famílias. Até aqui, o Governo realizou cinco dos seis pagamentos previstos.

Veja também: Auxílio emergencial pode ser prorrogado até abril ou maio

O Governador Rui Costa confirmou que o programa vai continuar pelos próximos meses. Em geral, ele disse que vai ser preciso prorrogar o benefício porque a situação da pobreza no estado ainda está preocupando. Só que ele não deu muitos detalhes sobre essa nova prorrogação.

“Vamos manter o programa Bolsa Presença na Bahia. Infelizmente, a extrema pobreza só cresce no Brasil inteiro e, mesmo no limite, vamos prorrogar este auxílio para manter os jovens nas escolas”, disse o Governador da Bahia em seu perfil oficial da Bahia. Neste momento, milhares de pessoas estão aguardando mais informações.

O objetivo desse programa é evitar a evasão escolar. Então a condição para a família do aluno seguir recebendo o dinheiro é manter ele na escola. É que se sabe que com essa pandemia do novo coronavírus e o advento das aulas remotas, muita gente acabou desistindo de acompanhar as aulas.

Vale lembrar que na Bahia as aulas presenciais estão retornando aos poucos. Mas mesmo com esse retorno, o programa vai continuar para tentar seguir evitando que a evasão siga crescendo. Pelo menos essa é a ideia do Governo do estado neste momento. De qualquer forma, é importante prestar atenção nas novidades oficiais.

Recebem este auxílio estadual aquelas pessoas que possuem filhos matriculados na rede pública estadual de ensino. Além disso, é preciso ter cadastro ativo no Cadúnico. De qualquer forma, é pouco provável que eles abram novas inscrições.

Preocupação

Desde o início da pandemia do novo coronavirus há uma preocupação com a situação dos estudantes. Por isso, além da Bahia, vários governos estaduais decidiram fazer pagamentos para esse público.

Alguns lugares começaram a pagar dinheiro para merenda. É que se sabe que muitos desses estudantes só conseguiam comer na escola. Fora dela, a busca por comida estava ficando cada vez mais complicadas.

Outros estados, como São Paulo por exemplo, estão começando a pagar benefício semelhantes ao da Bahia. A ideia é repassar dinheiro para estudantes de escolas públicas para evitar que eles desistam de estudar.

Prorrogação do auxílio emergencial Federal

Enquanto a Bahia já decidiu oficialmente que vai prorrogar o seu auxílio estadual, o Governo Federal ainda não bateu o martelo sobre o assunto. De qualquer forma, é provável que eles definam mais detalhes sobre esse assunto nos próximos dias.

De acordo com informações de bastidores, membros do Ministério da Cidadania estão trabalhando para conseguir uma prorrogação de, no mínimo, seis meses. No entanto, ainda não dá para saber se eles irão conseguir isso.

Segundo o próprio Ministério, o Auxílio Emergencial do Governo Federal atende hoje algo em torno de 35 milhões de pessoas. Oficialmente o que se sabe até aqui é que o programa vai seguir fazendo pagamentos, pelo menos, até o próximo mês de outubro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.