Auxílio Gás: quem vai receber o benefício em abril? Veja o calendário oficial

Os pagamentos do Auxílio gás de abril começam nesta quarta-feira (17). Confira todos os detalhes!

Os próximos repasses do Auxílio Gás estão chegando e uma das principais dúvidas entre os beneficiários é sobre quem, de fato, vai receber o benefício em abril.

O Auxílio Gás é um benefício assistencial do Governo Federal. O seu objetivo é ajudar as famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha.

Assim, para integrar o programa e receber as parcelas, é necessário cumprir todas as suas exigências. A seguir, confira a lista completa de quem vai receber o Auxílio Gás em abril, veja o calendário oficial e todos os detalhes sobre o programa.

Quem vai receber o Auxílio Gás em abril?

Todas as famílias que estão inscritas no Auxílio Gás e cumprindo todas as exigências do programa poderão receber o benefício em abril.

O benefício é destinado para as famílias de baixa renda do Brasil. Nesse sentido, a principal regra de participação diz respeito à renda mínima. Veja:

  • O interessado precisa ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 706 em 2024;
  • Famílias que ganham até três salários mínimos, bem como aquelas que ultrapassam esse valor, mas recebem outros benefícios assistenciais, também podem participar.

Como se inscrever?

É importante destacar que outra regra importante para o recebimento do Auxílio Gás é ter inscrição no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico).

Isso porque o CadÚnico é a porta de entrada para os benefícios sociais do governo, incluindo o Auxílio Gás. Por isso, não existe um cadastro específico para o programa, uma vez que o CadÚnico é a base de dados que o governo utiliza para selecionar as famílias.

Para se cadastrar, o responsável familiar deve se dirigir ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência, portando os seguintes documentos:

  • Documento de identificação do responsável pela família (RG, CNH, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento);
  • CPF do responsável pela família e dos demais membros da família;
  • Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou correspondência oficial);
  • Comprovante de renda (contracheque, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda ou autodeclaração);
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes até 17 anos (carteirinha escolar, declaração da escola ou histórico escolar);
  • Número do NIS (Número de Identificação Social), caso possua.

Calendário de pagamentos do Auxílio Gás abril de 2024

Calendário de pagamentos do Auxílio Gás abril de 2024
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás abril de 2024. Imagem: Canva

O Auxílio Gás é um benefício trimestral, ou seja, os repasses ocorrem a cada dois meses. Assim, este mês haverá uma nova rodada de pagamentos.

Os depósitos seguem o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.

A seguir, confira o calendário oficial com todas as datas:

  • NIS final 1: 17 de abril;
  • NIS final 2: 18 de abril;
  • NIS final 3: 19 de abril;
  • NIS final 4: 22 de abril;
  • NIS final 5: 23 de abril;
  • NIS final 6: 24 de abril;
  • NIS final 7: 25 de abril;
  • NIS final 8: 26 de abril;
  • NIS final 9: 29 de abril;
  • NIS final 0: 30 de abril.

Valor do benefício em abril

O valor do Auxílio Gás não segue um padrão fixo todos os meses. Isso porque ele depende o preço médio do botijão de gás dos últimos 6 meses, divulgada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em abril, o programa vai beneficiar os inscritos com a parcela de R$ 102, complementando o orçamento em abril.

Se enquadra nas regras do Auxílio Gás e ainda não recebe?

Uma das principais dúvidas entre as pessoas que participam do CadÚnico é sobre o pagamento do Auxílio Gás. Isso porque muitos que se enquadram em todas as regras do programa, mas ainda não foram contempladas com o benefício.

No entanto, é importante lembrar que a concessão de novas vagas depende do orçamento da União, que ainda possui limitações para a inclusão de novos beneficiários.

Por isso, o governo criou uma lista de prioridades, que define quem deve adentrar ao programa primeiro. Confira:

  1. Famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência, com prioridade;
  2. Famílias inscritas no CadÚnico com registro atualizado no último ano;
  3. Famílias com menor renda per capita;
  4. Famílias com maior quantidade de membros;
  5. Famílias que recebem o Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.