Auxílio Gás: o que se sabe até aqui sobre o calendário do programa

Oficialmente, o Governo Federal não divulgou o calendário do Auxílio Gás. Mas eles já deram uma data de início dos pagamentos

O Governo Federal deve começar dentro de mais alguns dias os pagamentos do seu Auxílio Gás. O programa tem o objetivo de ajudar as pessoas que estão em situação de dificuldade a comprarem o botijão de 13kg. Só que mesmo diante da proximidades dos repasses, ainda não há um calendário oficial de liberações.

O objetivo do Governo Federal, no entanto, é claro. Eles querem começar a pagar esse benefício no próximo dia 10 de dezembro. Então os repasses devem começar junto com os pagamentos da segunda rodada do Auxílio Brasil. É, neste momento, muito provável, que o poder executivo decida usar o mesmo sistema.

Como se sabe, o Planalto decidiu que a preferência de entrada no Vale-gás vai ser para as pessoas que estão dentro do Auxílio Brasil. Então já se sabe que todo mundo que vai receber essa quantia, vai receber também o valor do Bolsa Família. Então daria portanto para usar o mesmo conglomerado de datas.

O Auxílio Brasil não mudou o seu sistema de pagamentos em relação ao que se via anteriormente com o Bolsa Família. Eles seguem usando o calendário que toma como base o final do Número de Inscrição Social (NIS). É a partir daí que o Governo decide quem vai receber a quantia em cada dia.

Neste próximo 10 de dezembro, por exemplo, a Caixa vai liberar os pagamentos do Auxílio Brasil para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. O calendário segue assim neste mês até o próximo dia 23 de dezembro. É provável que o vale-gás siga este mesmo caminho.

Antes do natal

Por isso, dá para dizer também que o programa que vai ajudar as pessoas a comprarem o botijão esteja nas mãos de todos os usuários até, no máximo, o próximo dia 23, ou seja, ainda antes do natal.

Essa é uma informação que ainda não é oficial. Mas se o Governo confirmar, vai acabar sendo uma boa notícia para as pessoas que precisam comprar o botijão de gás antes das festas natalinas deste ano. É muito provável que o dinheiro esteja disponível antes da ceia.

Quem recebe

Mas afinal, quem deve receber o vale gás? De acordo com o projeto em questão, o programa deve atender apenas pessoas que estão no Cadúnico e no Auxílio Brasil. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Além dessas regras, o Governo anunciou que vai dar preferência para as famílias que recebem a renda per capita menor. Eles também irão considerar as casas em que vivam mais indivíduos. Eles entendem que esses casos são mais urgentes.

Quantos recebem o Auxílio gás

A ideia inicial do programa era atender algo em torno de 24 milhões de pessoas. Isso, no entanto, não deve mais acontecer. De acordo com o próprio Governo Federal, o dinheiro do projeto deve atender cerca de 5 milhões de brasileiros.

Para se ter uma noção do tamanho do programa, o Auxílio Brasil está pagando a quantia para cerca de 14,5 milhões de pessoas. O antigo Auxílio Emergencial, que chegou ao fim em outubro, chegou a atender cerca de 39 milhões apenas este ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.