Auxílio Gás nacional: Confira as datas de pagamento de abril

O Auxílio Gás tem como objetivo ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade na compra do gás de cozinha.

O Auxílio Gás tem como objetivo ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade na compra do gás de cozinha. O Governo Federal concede um valor mínimo equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de 13 kg (GLP).

Os pagamentos são realizados junto as mensalidades do Auxílio Brasil, programa social que substituiu o Bolsa Família, nos meses pares, conforme o final de número de inscrição social (NIS). Confira o calendário de abril:

  • Final do NIS 1: 14/abr;
  • Final do NIS 2: 18/abr;
  • Final do NIS 3: 19/abr;
  • Final do NIS 4: 20/abr;
  • Final do NIS 5: 22/abr;
  • Final do NIS 6: 25/abr;
  • Final do NIS 7: 26/abr;
  • Final do NIS 8: 27/abr;
  • Final do NIS 9: 28/abr;
  • Final do NIS 0: 29/abr.

Quem tem direito?

  • Famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Famílias que recebem benefícios de programas do governo;
  • Famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.

Ainda, são priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Como é feito o pagamento?

O benefício é pago via conta poupança digital do Caixa Tem. No aplicativo é possível movimentar os valores nas opções de serviços disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, como pagar contas e boletos e fazer compras online.

Vale ressaltar que os segurados que recebem o Auxílio Brasil, têm acesso ao vale gás através do meio em que o programa normalmente faz seus pagamentos, como pelo cartão oficial de saque do projeto social.

Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, através do número 111.

Bolsonaro zera impostos

Até dezembro deste ano, seis variedades de alimentos e o etanol terão os impostos de importação zerados, ou seja, esses produtos não “pagarão” para entrarem no país. O zeramento das alíquotas foi anunciado segunda-feira (21) à noite pelo Ministério da Economia, após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

As seis variedades de alimentos incluem itens básicos como café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Em relação ao etanol, o imposto foi zerado tanto para o álcool misturado na gasolina como para o vendido separadamente. A medida irá começar a valer a partir de hoje (23), com a publicação no Diário Oficial da União.

Segundo Marcelo Guaranys, secretário-executivo do Ministério da Economia, a intenção do governo com essa medida é tentar segurar a alta da inflação. “Estamos preocupados com o impacto da inflação sobre a população. Estamos definindo redução a zero da tarifa de importação de pouco mais de sete produtos até o final do ano. Isso não resolve a inflação, isso é com política monetária, mas gera um importante incentivo”, afirmou.

De acordo com o ministério, a medida fará o preço do combustível cair até R$ 0,20 para o consumidor final. Isso porque o litro da gasolina tem 25% de álcool anidro em sua composição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.