Veja como limpar bocas de fogão de forma detalhada

Confira nossas dicas para deixar as bocas do seu fogão brilhando

Não há nada mais desagradável do que cozinhar ou retirar a comida de um fogão sujo. Dessa forma, as bocas do fogão e seus queimadores tendem a manchar e criar crostas de sujeira queimada se não for limpo constantemente. Então, veja como limpar bocas de fogão de forma detalhada com as nossas dicas incríveis.

Por que é importante manter o fogão limpo?

Existe um motivo a mais para fazer com que você limpe seu fogão frequentemente, que não seja por motivos óbvios de higiene e limpeza. Acontece que a superfície do fogão diariamente está em contato com diversos tipos de resíduos, sejam eles resíduos de alimentos, resíduos de óleo. Assim, estes resíduos em contato com as altas temperaturas se tornam crostas de sujeira, difíceis de remover, manchando seu fogão e deixando aquele aspecto feio, relacionado a falta de higiene. Acompanhe para saber como limpar bocas de fogão de forma detalhada.

Então, deve-se lembrar que a presença de resíduos de alimentos atraem insetos, como baratas, por exemplo.

Como limpar o fogão corretamente?

Se você conseguir realizar uma limpeza superficial diariamente, sua limpeza profunda será menos complicada.

Então, no caso de fogão normal, com mesa de inox, o ideal é que após todo uso, realize a limpeza com detergente neutro, lado amarelo da esponja para não riscar e um pano úmido para finalizar. Assim, limpe toda a superfície da mesa, laterais e portas. Finalize com um multiuso ou com vinagre aplicado diretamente no pano para dar brilho.

No caso de fogões com tampo de vidro, limpe com um pano úmido e algumas gotas de detergente. Em seguida, limpe a mesa e as laterais. Por fim, passe um pano úmido em água apenas e um seco de microfibra para não deixar fiapos.

Como limpar a boca do fogão?

A boca do fogão é um lugar crítico de se limpar. Primeiro que sua anatomia acomoda facilmente a sujeira. Segundo que dificulta o toque dos abrasivos na hora de remover a sujeira.

Vamos iniciar as dicas com as bocas de alumínio, modelo mais usado nas casas brasileiras.

Assim, identifique o tipo de sujeira que precisa ser removido e mãos à obra:

  • Deixe as bocas de molho em solução de água suficiente para cobri-las e algumas gotas de detergente para remover a gordura e desprender restos de alimentos;
  • Utilize uma pasta própria para inox, caso não encontre pode ser sabão em barra;
  • Esponja de louça;
  • Lã de aço.

Após o molho, inicie o processo de arear as bocas com a lã de aço protegida pela esponja, para não deixar farpas na sua mão. Então, esfregue sempre na mesma direção até a remoção total da sujeira queimada. Em seguida, enxágue e deixe escorrer.

Lave os queimadores (parte lisa) com a face amarela da esponja, enxágue e deixe secar.

Após o processo, certifique-se de que não há vestígios de água, volte-os para o fogão e acenda o fogo até que estejam totalmente secos.

Como limpar as bocas de fogões com tampo de vidro?

Os fogões mais modernos vêm com a mesa em vidro temperado, o que facilita muito a limpeza do dia a dia. Então, mantenha o seu fogão sempre limpo apenas com um pano e detergente. No entanto, caso seja preciso uma ação desengordurante mais profunda, use o lado amarelo com detergente. Na sequência, remova com um pano de microfibra úmido e finalize polindo com uma toalha de papel.

Suas bocas, diferentemente das de inox, são mais delicadas e possuem um brilho natural.

Deixe de molho na água com detergente e, se for preciso, esfregue delicadamente com o lado amarelo da esponja. Enxágue e seque com um pano macio.

Recoloque no fogão, acenda todos os acendedores até estar totalmente seco.

Evite:

  • Produtos abrasivos;
  • Produtos multiuso ou limpeza profunda;
  • Esponjas rígidas;
  • Panos que soltem fiapos.

Como dar brilho e deixar o fogão como novo?

Após a remoção da sujeira, após desengordurar e a conclusão do processo de limpeza como um todo, seu fogão pode apresentar certa opacidade. Então, para devolver o brilho natural, vamos deixar duas receitinhas que podem ser usadas em qualquer tipo de fogão:

Receita 1 – Vinagre branco de álcool

Receita 1 - Vinagre branco de álcool - Reprodução Canva
Receita 1 – Vinagre branco de álcool – Reprodução Canva

Em um recipiente, prepare uma mistura :

  • 1 litro de água;
  • 10 colheres de vinagre de álcool;
  • Pano de microfibra.

Aplique esta mistura com um borrifador por todo o fogão, como se você lustrasse com o pano.

Receita 2 – Água morna e bicarbonato

Em um recipiente prepare a seguinte mistura:

  • 1 litro de água morna (temperatura que sua mão aguente);
  • 50 gramas de bicarbonato;
  • 1 pano de microfibra;
  • papel toalha.

Prepare a mistura e mergulhe o pano. Então, torça bem e passe por todo o fogão. Repita o processo pelo menos 2 vezes. Por fim, termine polindo com o guardanapo de papel. Aproveite as dicas e boa faxina!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.