Auxílio Emergencial: veja quem saca 5ª parcela nesta quinta, 16

De acordo com o calendário oficial do programa, mais um grupo de informais pode sacar parcela do Auxílio Emergencial

Mais um grupo de trabalhadores informais ganhou nesta quinta-feira (16) o direito de sacar a 5ª parcela do Auxílio Emergencial. Nós estamos falando portanto dos informais que nasceram no mês de outubro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, eles podem fazer esse saque desde as primeiras horas desta manhã.

Segundo o calendário oficial do programa, as pessoas deste grupo receberam o dinheiro da quinta parcela do Auxílio Emergencial ainda no último dia 28 de agosto. Só que naquele primeiro momento, eles só podiam movimentar a quantia por meio de aplicações digitais. É o caso por exemplo do Caixa Tem ou mesmo do sistema Internet Banking.

Além disso, a possibilidade de movimentações era limitada. De acordo com as próprias regras oficiais, naquele primeiro momento os trabalhadores só podiam mexer no dinheiro para fazer os pagamentos de alguns boletos. Também era possível usar a quantia para comprar produtos de forma digital ou mesmo presencial em alguns estabelecimentos.

A partir desta quinta-feira (16), no entanto, isso muda para o grupo de trabalhadores que nasceu em outubro. Eles podem ir até uma agência e sacar o dinheiro em espécie. Além disso, eles passam a poder fazer o que quiser com a quantia. Pelo menos é isso o que mostram as regras oficiais do próprio programa.

Vale lembrar que as pessoas deste grupo ainda receberão dois pagamentos do projeto além deste atual. É que o Auxílio Emergencial está chegando em sua reta final. A previsão do Governo Federal é que o benefício faça repasses até o próximo mês de outubro. Logo depois, eles deverão começar as liberações do novo Bolsa Família.

Usuários do Bolsa Família

Vale lembrar que essas regras valem apenas para os usuários informais do programa. São aqueles que fazem parte do Cadúnico e que não estão no Bolsa Família, e aqueles trabalhadores que se inscreveram no projeto por meio do site oficial do benefício ainda no ano passado.

Os 9 milhões de brasileiros que estão recebendo o Auxílio Emergencial através do Bolsa Família, seguem uma norma própria. Em primeiro lugar, eles não baseiam o dia do recebimento pelo mês de aniversário, e sim pelo algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS).

De acordo com as informações oficiais, essas pessoas podem sacar o dinheiro da parcela no mesmo dia em que recebem a quantia de forma digital. Elas não precisam portanto esperar uma segunda data para realizar o saque do montante.

Calendário do Auxílio

Como dito, os nascidos em outubro possuem ainda dois pagamentos do Auxílio Emergencial para este ano. E de acordo com a Caixa Econômica Federal, essas datas já estão oficialmente definidas.

Os informais que nasceram em outubro receberão a sexta parcela de forma digital no próximo dia 1 de outubro. Eles só poderão sacar o dinheiro deste ciclo no próximo dia 18 de outubro, ou seja, daqui a pouco mais de um mês.

Ao todo, de acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 35 milhões de brasileiros estão recebendo o dinheiro do Auxílio Emergencial. Os valores seguem variando oficialmente entre R$ 150 e R$ 375.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.