Talento profissional: 5 Dicas para descobrir sua aptidão

Escolher qual curso de graduação fazer ou qual campo do conhecimento estudar pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas. A princípio, a resposta é simples: basta saber para qual área você tem talento.

Por mais que algumas pessoas achem que não, todos nós temos talentos profissionais e, a partir de agora, você entenderá a importância deles para sua carreira. Além disso, conhecerá algumas dicas para descobrir sua aptidão e não errar na escolha da profissão. 

Talento profissional e sua importância

Antes de tudo, você precisa entender que o talento profissional é qualquer habilidade ou capacidade fundamental para a boa execução de uma certa tarefa. Em outras palavras, o talento é definido como a soma de facilidade, amor e conhecimento.

Talvez você esteja se perguntando por que é preciso descobrir seus talentos profissionais. A resposta é bem simples, você:

  • se torna um profissional mais realizado – pessoas que sentem prazer em trabalhar nas suas áreas crescem por causa dos bons resultados que dão à empresa; 
  • ganha mais para fazer o que gosta – o reconhecimento vem quando nos destacamos pelo nosso desempenho, já que entusiasmo e dedicação são consequência do que fazemos bem;
  • vira referência no mercado – a junção entre realizações, reconhecimento e ganhos faz com que seu nome seja consolidado. Assim, as pessoas passam a te associar à boa execução de um trabalho na sua área.

Agora que você já sabe a importância de descobrir seu talento profissional, é o momento de conhecer algumas dicas que te ajudarão a identificá-lo.

5 Dicas para descobrir seu talento profissional

1. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é, sobretudo, um processo que exige paciência e muita atenção. Por isso, encontrar a profissão dos sonhos se torna um desafio que depende da relação entre os objetivos do cargo e os interesses do profissional.

Então, você precisa observar a si mesmo. Uma ferramenta eficaz para identificar as áreas de atuação que combinam com seus interesses é o teste vocacional online. Além disso, também há a orientação vocacional que é mais específica e conduzida por um psicólogo.

2. Saiba o que você está disposto(a) a estudar

Neste instante, você precisa refletir sobre quanto tempo quer dedicar para se aprofundar em cada conhecimento. 

Todo profissional deve estar em constante aprendizado, além de se especializar em temas mais específicos. Isto é, vale mais a pena entender um único assunto de forma aprofundada ao invés de entender um pouco de tudo.

Portanto, não desperdice horas do seu dia fazendo atividades que não gosta. Foque em tarefas que você faz bem e que te tragam satisfação.

3. Pergunte para pessoas próximas

Pode parecer que não, mas é possível descobrir seus talentos ao perguntar para pessoas próximas. É comum que diversos aspectos nos quais somos bons passem despercebidos por nós mesmos. 

Por isso, procure conversar com seus amigos e familiares. Ouça o que eles dizem sobre você e suas qualidades. Entretanto, não se esqueça de que você pode discordar daquilo que eles falam. Em outras palavras, lembre-se que a escolha é sempre sua.

4. Participe de trabalhos voluntários

Essa dica é muito importante porque ajuda a descobrir quais são suas habilidades e se você realmente gosta de um tipo de trabalho específico. 

Por exemplo, caso perto de sua casa ou de algum local que você frequenta aconteça um projeto social de saúde para a comunidade, ofereça ajuda. Assim, você pode descobrir que tem, ou não, habilidade para atendimento ao público ou para medicina. 

Oferecer seus esforços para escolas ou organizações que cuidam de animais é outra boa maneira de entender se você tem aptidão para lidar com crianças ou com bichinhos. Então, pesquise uma maneira em que você possa contribuir com a sociedade.

5. Entenda o FAC

Essa é a dica principal: facilidade, amor e conhecimento (FAC). A partir disso, você deve se fazer perguntas desses três tipos, como:

  • facilidade – quais os seus talentos naturais? Em qual área ou áreas você recebia prêmios ou era reconhecido por outras pessoas? Quais os assuntos que os outros disseram para você (“eu gostaria de fazer isto tão bem quanto você faz”)?;
  • amor – o que você faria caso não precisasse de dinheiro? Quais são seus hobbies ou atividades pessoais? O que você detesta fazer?;
  • conhecimentos – quais livros você leu e gostou? Quais trabalhos você já fez? Qual foi o foco da sua educação (ensino médio, técnico, cursos e cursinhos)?. 

Assim, com essas perguntas respondidas, com o resultado do teste vocacional e com todas as outras dicas acima, você será capaz de reconhecer seu talento profissional e dar andamento à sua carreira.

Curtiu o assunto? Então deixe seu comentário e aproveite para conferir algumas dicas sobre o Enem e outros vestibulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.