Ministro João Roma recebe PT para discutir Renda Básica no Brasil

De acordo com informações oficiais, o encontro com líderes do PT aconteceu ainda nesta quarta (15) para falar sobre Renda Básica

O Ministro da Cidadania, João Roma, recebeu nesta quarta-feira (14), membros do Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com as informações oficiais, o encontro teve como tema a criação de um programa de Renda Básica para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil neste momento.

Além do Ministro, esteve presente na reunião também o vereador Eduardo Suplicy, que é conhecido por defender esse projeto de Renda Básica. Além disso, quem também estava por lá foi o Deputado Federal, Paulo Teixeira (PT). Segundo as informações oficiais, esse encontro durou cerca de 1 hora e meia.

Essa é a primeira vez que membros do Governo Federal se sentam para conversar com políticos da oposição sobre projetos sociais. Antes, aconteceram reuniões com membros de sindicatos, mas não eram pessoas de dentro da política. Segundo testemunhas, a conversa teve um tom bastante amistoso entre as partes.

Depois da reunião em questão, o vereador Eduardo Suplicy disse que o encontro foi “muito agradável” e disse que o objetivo do PT foi simplesmente levar a reivindicação para a criação de um novo programa social para as pessoas em situação de vulnerabilidade neste momento. Não se sabe o que o Ministro acha deste assunto.

Acontece que é muito pouco provável que o Governo atenda ao pedido de criação de um projeto de Renda Básica neste momento. É que de acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a principal prioridade do Palácio do Planalto neste momento é a reformulação do Bolsa Família.

Renda básica

Há uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a criação de um programa de renda básica. Em tese, o Governo Federal deveria começar a fazer esses pagamentos a partir do próximo ano.

“Quando chegar a ser Universal e incondicional, proporcionará maior grau de liberdade e dignidade a todas pessoas. João Roma foi muito atencioso e se mostrou disponível para estabelecer um diálogo produtivo com respeito ao conteúdo da medida provisória que cria o Auxílio Brasil”, disse Suplicy em uma rede social.

A Medida Provisória deste programa está em tramitação no Congresso neste exato momento. O documento mostra alguns detalhes importantes do projeto, mas não fala exatamente qual vai ser o valor médio de pagamentos.

Governo ainda não bateu o martelo

No entanto, o fato mesmo é que o Governo Federal ainda não bateu o martelo sobre o que fazer com esses projetos sociais. Como dito, o plano prioritário do Planalto é mesmo aumentar os valores do Bolsa Família.

Só que isso estaria muito longe de ser uma renda básica universal. Mesmo os governistas mais otimistas consideram que o novo programa não vai conseguir atender todas as pessoas que estão passando por necessidades neste momento.

De acordo com o Ministro Paulo Guedes, o plano do poder executivo é recuperar a produção de empregos e pagar o auxílio apenas para as pessoas que não estão conseguindo trabalhar neste momento.

No entanto, vale lembrar que o Ministro prometeu isso também no final do ano passado. Mas o plano não deu certo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.