Auxílio Emergencial: veja quem saca 4ª parcela nesta terça, 10

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, mais um grupo de informais pode sacar dinheiro da 4ª parcela

Mais um grupo de trabalhadores informais pode sacar a quarta parcela do Auxílio Emergencial nesta terça-feira (10). De acordo com as informações do calendário oficial do programa, agora é a vez daqueles que nasceram no mês de junho. Segundo a Caixa Econômica Federal a possibilidade de saque é uma realidade para essas pessoas desde as primeiras horas da manhã.

De acordo com as informações oficiais, os indivíduos deste grupo receberam a quarta parcela do Auxílio Emergencial ainda no último dia 23 de julho. Naquele primeiro momento, no entanto, eles só podiam usar o dinheiro através de uma movimentação digital. Para isso, eles necessariamente precisavam usar o app Caixa Tem ou ainda o Internet Banking.

Segundo as informações oficiais, era possível movimentar a quantia para pagar boletos ou ainda realizar algumas compras online ou mesmo presenciais. Neste segundo caso, no entanto, é importante verificar antes se o estabelecimento aceita esse tipo de compra. Isso porque nem todos estão dentro desta lógica.

Para quem não tem conexão com internet, ou não tem como acessar o app Caixa Tem por qualquer motivo, o jeito é mesmo esperar por essa data da liberação dos saques. Para quem nasceu no mês de junho, essa espera acabou portanto exatamente nesta terça-feira (10). O dinheiro está nos caixas.

A partir de agora, as pessoas deste grupo, que somam pouco mais de 2 milhões de brasileiros, podem tirar o dinheiro e usar a quantia da maneira que quiser. Muita gente que só pode retirar o montante desta maneira diz que o Governo deveria aproximar as datas da liberação e do saque do benefício, mas não é provável que eles façam isso.

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial do Governo Federal voltou a ser pago ainda no último mês de abril deste ano. De lá para cá, cerca de 39 milhões de pessoas receberam pelo menos uma parcela do benefício. Esse número foi caindo com o passar dos dias.

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, cerca de 2 milhões de beneficiários simplesmente deixaram de receber o dinheiro do programa nos últimos meses. Tudo porque eles teriam deixado de atender a todos os critérios do projeto.

Esses cancelamentos aconteceram, em sua grande maioria, depois de análises do Dataprev. Este é portanto o órgão do Governo Federal que é responsável por analisar mensalmente a situação dos dados dos trabalhadores que recebem o benefício.

Prorrogação

Em tese, essa quarta parcela do Auxílio Emergencial seria a última. É que esse era o plano inicial do Governo Federal. No entanto, com o avanço da pandemia do novo coronavírus no país, eles acabaram mudando de ideia sobre o assunto.

Recentemente o Palácio do Planalto anunciou oficialmente a prorrogação do programa por mais três meses. Com isso, os pagamentos deverão seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro. Pelo menos essa é a ideia até aqui.

E o sistema de calendário que divide a data da liberação e dos saques deverá seguir normalmente. Isso quer dizer portanto que os informais deverão seguir respeitando as duas datas por esses próximos três meses adicionais de pagamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.