Auxílio Emergencial: usuários reclamam de filas em agências da Caixa

Mesmo com escalonamento dos pagamentos e divisão por grupos, alguns usuários reclamam de filas para receber Auxílio

O Governo Federal está liberando nesta semana os saques da quinta parcela do Auxílio Emergencial. Com isso, milhões de pessoas passam a ter a liberação para receber esse dinheiro em espécie. Nas redes sociais, alguns usuários reclamam que estão passando várias horas nas filas dessas agências.

Esse é um ponto que a Caixa Econômica Federal trata como resolvido. Em entrevista recente, o Presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que o começo dos pagamentos do programa ainda no ano passado registrou vários problemas, inclusive as diversas filas. No entanto, ele disse que hoje essa é uma situação que eles superaram.

Não há como calcular se essas aglomerações diminuíram ou não de lá para cá. No entanto, dá para dizer que elas não acabaram. Nas redes sociais, alguns internautas afirmam que passaram várias horas de espera na frente dessas agências. Alguns deles chegaram a reclamar diretamente nos perfis oficiais da Caixa Econômica nas redes sociais.

“Somos humilhados, diariamente, pelo serviço público brasileiro. Foram seis horas de fila, para resolver algo. Já esperei três horas de fila na quinta-feira e não precisaria estar aqui. Enquanto o presidente Pedro Guimarães brinca com o outro presidente de fazer política o povo sofre”, criticou uma internauta que não quis se identificar.

Filas em bancos são comuns em qualquer época do ano. Com o Auxílio Emergencial, a reclamação em torno deste problema ficou até maior. Nas redes sociais, não faltam relatos de pessoas que precisam até mesmo dormir na frente das agências para não perder a hora da abertura do banco.

Horário de atendimento

De acordo com as informações oficiais da Caixa Econômica Federal, não é necessário esperar por tanto tempo nessas filas. Segundo os dados, o atendimento atual está acontecendo em horário especial por causa da pandemia do novo coronavírus.

As agências estão abrindo às 8h e permanecem abertas até às 13h. No entanto, é preciso ter atenção. A ordem é que os atendentes precisam ficar lá até que a última pessoa seja atendida. Enquanto a última não receber esse atendimento, os agentes não podem encerrar o trabalho.

Há uma preocupação grande principalmente com as pessoas que estão passando a noite inteira nesses locais. É que, como se sabe, as grandes cidades possuem altos índices de violência nesse horário. Ficar na rua no período da madrugada pode ser um risco muito forte.

Evitar filas na Caixa

Outra dica que a Caixa Econômica Federal costuma dar é evitar ao máximo sair de casa para ir para a agência. Quando o assunto é o Auxílio Emergencial, dá para realizar uma série de procedimentos de maneira digital.

Para isso, basta usar o aplicativo Caixa Tem ou mesmo o Internet Banking. Por esses dispositivos, é possível realizar pagamentos de boletos, transferências e até mesmo compras online e presenciais em estabelecimentos em que a maquininha aceita esse repasse.

Vale sempre lembrar, aliás, que a pandemia do novo coronavírus ainda não chegou ao fim no Brasil. Então quem puder ficar em casa e evitar grandes aglomerações, é melhor fazer isso. Dessa forma, o conselho é deixar as agências apenas para as pessoas que não possuem uma segunda opção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.